Curiosidades

Antes da hora: bebê nasce com dois dentes em Minas Gerais

0

Por mais que tenhamos várias tecnologias de monitoramento da gestação, a hora de nascer sempre nos reserva surpresas. Em Governador Valadares (MG), um bebê veio ao mundo com dois dentes e fascinou os médicos.

Ainda não se sabe as razões de casos raros como este que aconteceu no domingo (17). No entanto, dentistas conseguem avaliar se esses dentes vão atrapalhar o desenvolvimento da arcada dentária da criança.

Fonte: Band / Reprodução

Surpresinha

A princípio, a equipe do Hospital Municipal de Governador Valadares pensou que o nascimento de Emanuelle seria mais um parto comum. Porém, ao olharem dentro da boca do bebê, viram dois dentes saindo da gengiva.

De imediato, toda a equipe médica ficou em choque, mas a pessoa mais incrédula no quarto era a mãe. Essa é a segunda gravidez de Vitória Estéfani Ramires Pereira, e quando soube da surpresa que veio com sua nova filha, achou que a informação era uma pegadinha do médico. “Para mim era uma brincadeira, e depois ele até falou ‘já vi caso de um, mas dois não’, relata ela à TV Leste.

Basicamente, o espanto ocorre pelo fato de casos assim serem bastante raros. De acordo com especialistas, a cada 2 mil nascimentos, um nasce com dente. Porém, o caso de Emanuelle é ainda mais especial, já que ela veio ao mundo com um par desses órgãos que só adquirimos a partir dos 6 meses de idade.

Inclusive, em Governador Valadares, a pediatra Gabriela Alvim diz que já viu outro bebê nascendo com essas surpresinhas bucais. No entanto, nesta primeira situação, a médica localizou apenas um dentinho. Nesse sentido, Emanuelle inova ao vir ao mundo com dois.

Fonte: Yan Krukov

Cuidados

A propósito, as razões dessa situação incomum ainda são desconhecidas pela medicina, e uma das teorias é que se trata de uma herança genética. Todavia, a presença de dentes coloca os médicos em alerta.

Por isso, Emanuelle passará por avaliações odontopediátricas, a fim de avaliar o risco da bebê engolir aqueles dentes. Afinal, segundo a pediatra Gabriela Alvim: “na maioria das vezes, são dentes chamados de supranumerários, que vêm além dos dentes normais que ela já iria ter, os de leite e os permanentes. Então, muitas vezes a gente tira esses dentinhos e ela fica um neném banguelinha de novo”

Em entrevista ao Sorrisologia, o dentista Murilo Perrela reforça a necessidade de acompanhamento, pois, segundo ele, esses dentes não possuem uma raiz bem formada. Portanto, eles são muito móveis e podem sair da gengiva com destino ao sistema digestivo do bebê. Além disso, presença desses dentes também pode prejudicar a amamentação, uma vez que eles irão machucar tanto a mãe quanto a criança durante o processo.

Apesar da raridade, essas surpresinhas possuem um nome: dentes natais, pois já se apresentam fora da cavidade bucal no momento em que a criança chega ao mundo exterior. Por outro lado, quando o bebê desabrocha uma unidade em seu primeiro mês de vida, a denominação passa a ser dentes neonatais.

Caso de Sorocaba

Fonte: Arquivo pessoal / Ana Carolina Soares

Definitivamente, Emanuelle não é a primeira criança brasileira a apresentar essa condição incomum. Em 2019, a Santa Casa de Sorocaba assistiu ao nascimento de um bebê também com dois dentes. Tal como a mãe da criança mineira, a progenitora de Cristiano Felipe também não acreditou na notícia que sua cunhada relatou: “como não fui a primeira a ver, foi difícil acreditar nela. Fiquei surpresa demais quando vi que era verdade”.

Nesse sentido, a decisão da equipe médica e dos pais da criança foi a remoção dos dentinhos. O procedimento durou menos de cinco minutos e foi feito com anestesia e som de útero. Logo após o processo, o bebê foi encaminhado diretamente ao colo da mãe, para que ela pudesse o amamentar sem os incômodos ocasionados pelos dentes natais.

Fonte: R7, Viva Bem.

Por que o aniversário da Rainha Elizabeth se comemora 2 meses depois?

Matéria anterior

Gato chora enquanto a dona corta cebola e viraliza na internet

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos