Gelo por toda parte! Conheça Yakutsk, a cidade mais gelada do mundo!

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      04/11/14 às 17h03

Você, que mora no Brasil e vive torcendo para, um dia, ver a neve de perto - nas fronteiras do sul do país ou em nações próximas -, deveria conhecer a cidade de Yakutsk, na região siberiana. Esse lugar, que fica em um cantinho da Rússia, é considerado o mais frio do mundo e pode chegar a temperaturas que lembram a era glacial, com seus 64°C negativos!

E não pense que esse é um evento isolado na cidade. Em Yakutsk, o frio permanece o ano praticamente inteiro - por cerca de 8 meses -, exceto em seu pequeno e nada convencional verão, que pode apresentar temperaturas entre 0°C e 25°C. Aliás, quem entende do assunto diz que o clima da região é muito parecido ao do círculo polar ártico, que fica a quase 500 quilômetros de distância dali.

13

E você acha que essa é uma região deserta? Que nada! A cidade, por exemplo, conta com mais de 236 mil habitantes, que passam o dia procurando lugares aquecidos e cobertos para, literalmente, não morrerem congelados nas ruas. Isso, inclusive, não seria algo muito improvável de acontecer, até porque a cidade é construída sobre permafrost (e é a maior do mundo sob essas condições), um tipo de solo permanentemente gelado!

Mas Yakutsk é muito mais que somente frio e gelo. O lugar é, praticamente, uma baú do tesouro aberto: abaixo de seu solo gélido podem ser encontrados ouro, diamante e um número incontável de outras riquezas minerais. (Clique para ler ainda: Conheça o que restou da antiga União Soviética).

10

A economia local, aliás, é garantida por indústrias de exploração, que se instalam na região desde o século 18! Só para que você tenha ideia da importância de Yakutsk nesse seguimento, a cidade, sozinha, é responsável por 20% da exportação internacional de diamantes brutos.

Mas, mesmo como clima castigante, a verdade é que o pessoal da região tenta manter uma vida normal. Eles mantém teatros, ópera, balé e alguns museus em funcionamento e abusam das comidas calóricas e dos mais variados tipos de peles para se manterem aquecidos e pelo menos tentar ter uma vida social.

1 15 14 12 11 9 8 7 6 5 4 3 2

E aí, você encararia tanto gelo assim?

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+