Curiosidades

Apple vai deixar troca de iPhone por Android ‘mais amigável’

0

Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Mas o ponto não é apenas ter um celular. As pessoas têm suas marcas e modelos preferidos, e dentre os mais queridos está o iPhone. No entanto, também existem as pessoas que querem trocar o dispositivo da Apple por outros de outras marcas.

Quando a situação é essa, normalmente o dono do iPhone tem um pouco de dor de cabeça. Isso porque enviar os dados, contas e arquivos dá muito trabalho. No entanto, a Apple quer facilitar essa transição, pelo menos, na União Europeia. O motivo disso é para que a empresa se adeque à Lei de Mercados Digitais (DMA) em vigor desde quinta-feira.

Embora tenha sido anunciada, essa mudança irá levar um tempo. De acordo com a empresa da Maçã, a portabilidade melhorada, que dá ao usuário um caminho “mais amigável” para transferir dados, deve chegar no segundo semestre de 2025. Essas informações estão em um documento no qual o plano de conformidade da Apple com a nova lei da UE está detalhado.

Transferência de dados da Apple

Olhar digital

Outra atualização feita pela Apple é em seu site de Dados e Privacidade para que seja facilitada a exportação de dados da App Store, sua loja de aplicativos, e de outros serviços, como iCloud para Google Fotos. Além disso, ela também irá permitir que downloads de dados sejam programado em períodos específicos.

O objetivo é que essas novas soluções ajudem outros “provedores de sistemas operacionais móveis” na criação de formas mais eficientes para transferir dados do iPhone. Contudo, no documento divulgado, o termo “Android” não é mencionado de forma direta.

Outra previsão de lançamento é uma ferramenta para a exportação de dados do navegador para um novo navegador no mesmo dispositivo. Ela está prevista para ser lançada entre o fim desse ano e começo de 2025.

Mudar para o Android

Olhar digital

Hoje em dia, quem migra do iPhone para algum celular Android pode usar o app “Mudar para o Android”, do Google, para fazer a transferência de conteúdos importantes. No entanto, as pessoas ainda têm limitações com relação aos dados que são tidos como menos essenciais. Além disso, eles têm que desativar o iMessage para receber mensagens em dispositivos Android.

Até o momento, a Apple não deu detalhes sobre quais aspectos específicos da transferência de dados irão ser melhorados com essa nova solução. Então, ficou no ar se a empresa irá abordar questões como a migração de mensagens e outros dados menos cruciais, mas que ainda assim são importantes para a experiência do usuário.

Vender ou trocar

Canaltech

Mesmo que a pessoa não troque o iPhone por um celular Android, se ela for vender ou trocar o dispositivo por outro da Apple existem coisas que ela deve fazer antes.

Fazer backup dos dados

A primeira coisa a ser feita é uma cópia de segurança dos dados, desde arquivos, fotos e vídeos até os dados de aplicativos que estão guardados no iPhone. Isso pode ser feito pelo próprio iCloud, nas configurações do iOS, ou então por aplicativos de outras empresas, como por exemplo, o Google Drive, Google Photos, OneDrive, dentre outros.

Desemparelhar o Apple Watch

No caso de a pessoa ter um Apple Watch, ela tem que se lembrar de desemparelhar o relógio do iPhone. Isso é feito através do próprio app do smartwatch indo no menu “Todos os relógios” e depois na aba “Meu Relógio”. Nela, é só clicar no ícone “i” amarelo e clicar em “Desemparelhar”.

É importante lembrar que fazendo isso, os dados do Apple Watch serão apagados. Então, se a pessoa for conectá-lo a outro iPhone ou comprar um relógio novo, é importante fazer o backup antes de desemparelhar para que ela não perca suas configurações.

Finalizar a sessão no iCloud e iTunes

Antes de apagar todos os dados do dispositivo é importante encerrar a sessão do iCloud e do iTunes. Para fazer isso, vá nas configurações do iOS e acesse os ajustes da conta da Apple. Depois disso, basta rolar até o final e clicar em “Finalizar Sessão”.

Apagar todos os dados do celular

Depois de ter feito todas essas coisas, é o momento de formatar o iPhone. Nessa etapa, todos os dados do celular são removidos para que outra pessoa possa usá-lo e não tenha vestígio nenhum do dono anterior.

De acordo com a Apple, esse ajuste também desativa o Bloqueio de Ativação para que o novo dono possa ativar a sua conta no smartphone.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Olhar digital, Canaltech

Filme ‘amaldiçoado’ é mais assustador porque o ator estava morrendo na vida real durante as filmagens

Artigo anterior

Morre Akira Toriyama, criador do universo ‘Dragon Ball’

Próximo artigo