
3 de abril de 1973. Martin Cooper, engenheiro da Motorola, estava em uma calçada na Sexta Avenida, em Manhattan e fez a primeira ligação de um celular portátil. “Estou ligando de um celular de mão, de verdade”, disse ele para Joel Engel, chefe da Bell Labs, da AT&T. Era o começo de um novo mundo.
O protótipo usado naquele dia era o Motorola DynaTAC: um “tijolo” de quase 2,5 kg, com bateria para apenas 20-30 minutos de conversa e carga que levava horas. Fora o preço: cerca de US$ 3.995 em 1983, o equivalente a quase R$ 58 mil hoje.
A chamada foi uma demonstração pública que acelerou todo o setor. Dez anos depois, o DynaTAC 8000X foi lançado comercialmente. Ele era bem menor, cerca de 794 g e com LED para discagem, mas ainda assim, um salto tecnológico impressionante.
Essa ligação foi o primeiro passo real em direção à mobilidade pessoal. Nos anos seguintes, os celulares se tornaram indispensáveis e hoje são extensões de quem somos. E tudo começou com um engenheiro ousado andando na rua com um “tijolo tecnológico”.
Fonte: CNN Brasil






