Ciência e TecnologiaCuriosidades

Êxtase Cerebral: O que é? Como ter?

0

Também chamado de Orgasmo Mental, o termo Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano, em Inglês “ASMR”, é um neologismo que se refere a um fenômeno biológico, que causa uma sensação agradável de formigamento ou arrepios, geralmente sentida na cabeça, nuca, couro cabeludo ou na coluna, em resposta estímulos visuais, auditivos e cognitivos.

O ASMR se tornou conhecido e altamente difundido através de blogs, videoblogs e principalmente sites de compartilhamento de vídeos, como o YouTube, por usuários chamados de ASMRtists. É especialmente disparado com sussurros em 3D, que dão ao ouvinte/espectador a sensação de que realmente tem alguém sussurrando em seus ouvidos.

Sons de assopro, chuva, e uma variedade de outras artimanhas são usados para causar as sensações de relaxamento e “orgasmo cerebral”.

Confira um vídeo de uma ASMRtist, e veja se você consegue sentir alguma excitação (assista com fones de ouvido e volume no máximo):

Para quem prefere os boys, tem um vídeo de um ASMRtist masculino também:

Orgasmos

As pessoas afetadas pelo êxtase mental causado pelo ASMR costumam ter sensações diferentes, e isso torna a descrição das experiências algo complicado. Há pessoas sentem prazer físico intenso em resposta à técnica, enquanto outras pessoas sentem apenas um relaxamento ou sensação de felicidade. E há também quem não sinta nada.

As sensações pode variar também com o humor e stress das pessoas, pois um mesmo indivíduo pode experimentar diferentes sensações dependendo das situações.

O princípio é basicamente o mesmo de quando você sente um arrepio quando escuta uma música muito boa ou que mexe com você. A sensação de formigamento e arrepio percorre pescoços, nuca, coluna e pode chegar a arrepiar braços e pernas. Ainda que o som do(a) ASMRtist sussurrando no seu ouvido seja o principal motivador do “orgasmo”, qualquer coisa pode causar o êxtase na pessoa, desde o som de uma caneta rabiscando um papel ou barulhos de chuva ou sopro.

200111609-001

Os principais gatilhos dos arrepios são vozes suaves e calmantes, sotaques estrangeiros; sons feitos com a boca, como estalar os lábios, atenção pessoal exclusiva, como receber cortes de cabelo, maquiagem ou exames médicos (alguns ASMRtists encenam essas situações), sons de batidas leves e repetitivas em materiais diversos, ruídos suaves de materiais raspando ou cliques sucessivos, etc.

Geralmente são usados microfones 3D para dar o efeito desejado,  de que você está ouvindo as coisas presencialmente. Por isso, para obter os orgasmos mentais, use fones de ouvido e ajuste o volume.

Os estímulos variam de pessoa ara pessoa. Além disso, é possível desenvolver “imunidade” ao ASMR, principalmente quando você passa muito tempo ouvindo-o. Para recuperar o efeito, é preciso se abster da prática por algum tempo.

Existem poucos estudos científicos sobre o assunto, mas há teorias de que hormônios como dopamina serotonina e oxitocina, estejam envolvidos nos processos. Esses hormônios costumam gerar elos entre os seres humanos.

10 atores que já fizeram papeis marcantes como mulheres nas telonas

Matéria anterior

Cientistas descobrem como adicionar visão noturna em olhos humanos

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos