Ciência e Tecnologia

A história do homem que tentou criar um híbrido de homem e chimpanzé

0

A possibilidade de cruzamento entre seres humanos e macacos foi um assunto polêmico que sempre foi discutido na ficção e no campo da ciência com certo receio e aversão de cientistas.

Os macacos brasileiros estão entrando na sua “Idade da Pedra“, você sabia? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já explicamos para você como isso está acontecendo.

Você já imaginou o que aconteceria se fosse possível criar um híbrido de homem e chipanzé? Foi a tentativa ousada do cientista e biólogo Ilya Ivanovich Ivanov. Ele propôs um experimento para estudar híbridos entre humanos e chimpanzés.

18qqqnqty062ojpg

De acordo com o biólogo molecular formado pela Unicamp, com doutorado em genética pela USP e pós-doutorado em neurociência e células-tronco no Instituto Salk de pesquisas biológicas, nos Estados Unidos, Alysson Muotri, em matéria publicada no portal G1, o “objetivo era inseminar artificialmente chimpanzés fêmeas com esperma humano e obter, caso viável, um híbrido das duas espécies. O líder dessa expedição era o respeitado professor russo Ilya Ivanov.

Ivanov era um nome de peso na área de reprodução no começo do século (1907). Com seus experimentos de inseminação artificial (um sacrilégio na época), conseguiu exterminar a idéia de que o ato sexual era necessário para a reprodução. Ivanov desenvolveu instrumentos que permitiam uma operação simples e rápida no campo, conseguindo colocar a Rússia em posição de destaque na pecuária.

Logo, sua tecnologia estava sendo aplicada em cavalos e outros animais de interesse. Mais tarde, Ivanov ganharia seu próprio laboratório, recebendo cartas de recomendação de Pavlov, o primeiro prêmio Nobel da Rússia.

18qqqw6oo17w6jpg

O trabalho experimental de Ivanov sofreu influências da genética, ciência que começava a surgir em solo russo, fazendo com que se interessasse por questões fundamentais sobre a fertilização de diferentes espécies animais. A fertilização artificial permitia o cruzamento de animais diferentes, construindo novas formas de vida que não existiam na natureza.

Em 1910, Ivanov comenta publicamente que o uso da inseminação artificial poderia gerar um híbrido entre humano e outros primatas.

chimp10

Ele estudou hormônios e tudo que envolvia o sexo entre espécies para saber exatamente o que era necessário para que ocorresse essa concepção entre homem e chimpanzés. Foi então que ele determinou que o que era necessário era um espermatozoide e um óvulo. O cientista estudou métodos para extrair, desinfectar e fazer o armazenamento de sêmen de animais.

Ele recolheu um grupo de treze chimpanzés fêmeas e as trouxe a um centro de pesquisa de primatas em Sukhumi. As fêmeas receberam esperma masculino e nenhuma ficou grávida.

Desanimado por suas tentativas, ele resolveu injetar esperma de um chimpanzé macho em mulheres que se voluntariaram ao experimento. Elas ficaram isoladas por um tempo e rumores começaram a surgir a respeito de que a tentativa estaria dando certo. Mas tudo não passou de especulação e nenhuma gravidez aconteceu.

Você acha que seria possível criar um híbrido entre o homem e o macaco? Mande seu comentário para gente!

8 coisas que você não vai acreditar que as pessoas comem ao redor do mundo

Matéria anterior

8 coisas que toda mulher tem que se certificar antes de sair de casa sem calcinha

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos