Notícias

Homem encontra animal selvagem na cama do filho após deixar janela aberta

0

Um homem encontrou um animal selvagem dormindo tranquilamente na cama de uma criança na noite de segunda-feira (18), em Nioaque, Mato Grosso do Sul, a 180 km de Campo Grande. Era uma jaguatirica, que foi resgatada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) depois que o dono da casa encontrou o animal selvagem. Inicialmente, ele achou que era um filhote de onça.

O homem que viveu esse susto, de 53 anos, contou que a janela do quarto da criança estava aberta e, quando chegou em casa, se deparou com o animal selvagem em cima da cama. Por sorte, a criança não estava no cômodo. Então, assustado, o homem fechou a porta e acionou a PMA.

Quando a PMA chegou no local, percebeu que não se tratava de um filhote de onça e sim uma jaguatirica fêmea e adulta da espécie Felis pardalis ou Leopardus pardalis. Como era um animal selvagem em local fechado, podendo ferir alguém ou ser ferido, a equipe optou por colocar a gaiola de contenção na porta para atrair o animal.

Assim que o animal entrou, os militares fecharam a porta da armadilha. Ao ver que a jaguatirica não apresentava ferimentos, soltaram o animal em seu habitat natural, longe do perímetro urbano.

jaguatirica animal selvagem

Arquivo pessoal

Moradores do Quênia se assustam com suposto leão

Reprodução

Moradores da vila de Muritibu, em Meru, região do Quênia, passaram uma situação mais assustadora mas muito menos perigosa. Isso porque uma cena na vila chamou atenção de vários moradores em maio deste ano.

Segundo o jornal queniano Capital News, um suporto leão estava passeando em um jardim até se esconder. Segundo a reportagem, o Serviço de Vida Selvagem do Quênia (tradução livre da sigla KWS) foi acionado e a equipe foi de imediato atender ao pedido para resgatar o felino. Porém, quando os trabalhadores se aproximaram do temido leão, viram que se tratava de uma sacola.

No Facebook, um morador de Meru publicou seu depoimento. Assim, Eric Kathenya disse que ninguém queria chegar perto do suposto leão para conferir a veracidade das informações das autoridades locais. Claramente, todos estavam com medo de um possível ataque.

Após o chamado, os oficiais do KWS tomaram as medidas possíveis, visto que “se fosse confirmado um leão no local, teriam que pedir ainda mais reforços especializados”, contou uma porta-voz da entidade chamada Teresa Igiria.

Quando os oficiais se aproximaram no jardim, viram que o “leão” era, na verdade, apenas uma sacola do mercado Carrefour com uma estampa de leão. Com isso, a tensão e o medo se dissiparam e as pessoas brincaram com toda a situação. Alguns registraram o dia que “quase tiveram a chance de serem devorados por um leão”.

O que fazer se encontrar um animal silvestre

De acordo com o Instituto Butatan, há alguns passos que se deve seguir para garantir a sua segurança e a segurança do animal em questão. “Dependendo da localidade de sua residência e das regiões onde você costuma transitar, encontrar um animal silvestre pode ser algo rotineiro ou inusitado. Mas se você já se deparou com um animal deste tipo, provavelmente se perguntou o que deveria fazer. O mais importante nesta situação é ter o mínimo de interação possível com o bicho.”

“Em primeiro lugar, ligue para a Polícia Ambiental, o Centro de Controle de Zoonoses do seu município, o corpo de bombeiros ou a Secretaria Municipal de Saúde. Estes órgãos sabem como proceder garantindo a segurança de todos – tanto da pessoa que encontra quanto do animal em questão. Os órgãos responsáveis vão decidir se devem fazer a soltura em um local apropriado ou trazer ao Instituto Butantan. O instituto não retira os animais nos lugares onde foram encontrados.”

“Não é recomendável tentar capturar o bicho, já que isso pode provocar acidentes por envenenamento, por exemplo. Vale ressaltar que é obrigatório ter autorização para capturar e transportar animais silvestres. Por isso, a conduta adequada é sempre solicitar ajuda a um órgão público do município que trabalhe no controle de endemias.”

Fonte: G1

Ter animais de estimação pode em breve ser crime no Irã

Artigo anterior

Anitta faz cirurgia de endometriose

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido