Entretenimento

As espécies de cobra mais venenosas do mundo

0

Existem pessoas que têm verdadeiro pavor de cobras. De fato, existem cobras com poder mortífero, mas há também aquelas com veneno mais “leve”. No entanto, esses animais não oferecem risco se não forem retirados de seus habitats naturais, até porque, são poucos os corajosos de adentrar aos locais em que tais répteis vivem.

A seguir, você vai descobrir quais são as espécies de cobra mais venenosas do mundo e quais são seus locais de origem. Mas fique calmo, o Brasil não abriga nenhum dos animais da lista abaixo. 

Mambra Negra

A Mamba Negra é encontrada em muitas partes do continente africano, em países como Senegal, Costa do Marfim, Tanzânia, Quênia, Moçambique e Zimbábue. É conhecida por sua agressividade e ataque de precisão mortal. É a cobra terrestre mais rápida do mundo, capaz de atingir velocidades de até 20 km/h. A cobra pode atacar até 12 vezes seguidas e seu veneno pode matar uma pessoa em 20 minutos.

O réptil pode chegar a medir mais ou menos 4 metros. Seu veneno bloqueia todos os sentidos dos humanos, menos a audição. Dessa forma, as pessoas ao redor podem pensar que a vítima morreu, mas ela ainda pode estar viva e escutando tudo, porém sem conseguir reagir. A Mamba Negra, cujo nome científico é Dendroaspis Polylepis, se alimenta de pássaros, lagartos e pequenos mamíferos.

O nome Mamba Negra não faz referência à cor do corpo da cobra, que costuma ser cinza ou verde-oliva. O nome diz respeito, então, à cor do interior da sua boca. Quando vai atacar, ela levanta o corpo e escancara sua boca preta na direção da vítima.

cobra

National Geographic

Taipan do Continente

A Taipan do Continente, cujo nome científico é Oxyuranus Microlepidotus, pode ser encontrada na Austrália. O animal é tranquilo e não costuma atacar se não se sentir ameaçado. No entanto, uma mordida desta cobra pode matar até 100 homens no prazo de 40 minutos.

As mordidas são verdadeiramente fatais, já que ela não morde a vítima apenas uma vez, mas repete o ataque de duas a três vezes. A Taipan do Continente se alimenta de roedores, pequenos mamíferos e marsupiais. Mede cerca de 1 metro de comprimento, porém, já foram encontradas espécies de até 4 metros.

Meio Norte

Cobra-marrom

A Cobra-marrom, também chamada de cobra-marrom-oriental, é fisicamente semelhante à Taipan, mas um pouco menos venenosa. Essa espécie é encontrada sobretudo no leste da Austrália, em matagais, florestas e pastagens. A Cobra-marrom habita a região mais populosa da Austrália, e por isso o contato com seres humanos é bem mais frequente.

Embora possua veneno um pouco menos potente, a Cobra-marrom (de nome científico Pseudonaja textilis) pode ser considerada mais perigosa que a Taipan. Além de viver mais próximo das pessoas, apresenta um comportamento bastante agressivo. Seu veneno é super potente, podendo causar paralisia e sérios distúrbios de coagulação. Nenhuma cobra causa mais mortes na Austrália do que a marrom.

Agro20

Pelágio

A Hydrophis Belchri, popularmente conhecida como Pelágio, é uma cobra que vive no mar e nos oceanos Atlântico e Pacífico, também podendo ser encontrada na Costa Rica. É a cobra mais venenosa do mundo e, por isso, é extremamente tóxica.

O veneno da Pelágio é cem vezes mais potente que o da Taipan do Continente. Dessa forma, poucos miligramas do veneno que ela injeta pode matar até mil homens adultos. Porém, não é uma cobra agressiva e não ataca se não se sentir ameaçada. Sua alimentação é baseada em peixes.

Flickr

Krait Azul 

A Krait Azul, de nome científico Bungarus Candidus, chega a 1 metro de comprimento. É uma cobra extremamente agressiva que se alimenta até da própria espécie. Além disso, essa cobra se alimenta de outros tipos de serpentes e animais de pequeno porte. A Krait Azul tem hábito noturno e é encontrada na Ásia.

cobra

Meio Norte

Cobra-real

Em relação a tamanho, a Cobra-real é a maior cobra peçonhenta do mundo, medindo de 3 a 4 metros. Apesar disso, já foram registrados seres da espécie com mais de 5 metros de comprimento. Famosa por sua agressividade, a cobra-real (de nome científico Ophiophagus hannah) é dona de um veneno poderosíssimo.

A neurotoxina presente no veneno afeta a medula cerebral, provocando insuficiência cardíaca e parada respiratória. O réptil pode ser encontrado na Índia, China, Malásia, Indonésia, Tailândia e Filipinas.

Agro20

Conheça o peixe “extinto” que reapareceu

Artigo anterior

Por que o azul é cor mais rara na natureza?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido