Ciência e Tecnologia

Imagens incríveis mostram como é o inverno em Marte

0

Há milhares de coisas ocultas a respeito do universo e nós estamos sempre voltando os olhos para saber um pouco mais. O nosso Sistema Solar esconde coisas que os cientistas jamais imaginaram e talvez Marte esteja no topo dos planetas mais estudados. O quarto planeta na ordem do Sistema Solar, também conhecido como “Planeta Vermelho” chamou a atenção de estudiosos recentemente. Apesar da presença de água líquida continuar sendo um tópico em curso de intenso interesse, já podemos afirmar que há uma abundância de gelo por lá. O encontrado é extremamente incrível e podemos ver tudo nas imagens da Agência Espacial Européia, Mars Express.

O orbitador do planeta obteve uma vista incrível do que podemos chamar de cratera Korolev. Essa é uma cratera de 81,4 quilômetros de diâmetro localizada ao sul das dunas Olympia Undae. Essa cratera é preenchida até quase a sua borda com gelo e permanece assim durante o ano inteiro. Marte, assim como a Terra, tem estações. E, assim como o nosso planeta, por lá as estações mais quentes resultam em gelo recuado. No entanto, a cratera Korolev é um tanto estranha para os cientistas.

É um tipo de característica geológica conhecida como ‘armadilha fria’. O piso dessa cratera é extremamente profundo, podendo alcançar 2 quilômetros abaixo da borda. Ergue-se, do chão da cratera, uma cúpula de gelo de água. Esse possui 1,8 km de espessura e pode chegar a 60 km de diâmetro. Em volume, contém cerca de 2.200 quilômetros cúbicos de gelo. Quando o ar viaja sobre esse gelo esfria mais e afunda, o que resulta em uma camada de ar frio que fica acima do gelo. Como sabemos, o ar é um mau condutor de calor, essa camada fria então atua como um isolante, protegendo o gelo do ar mas quente isso evita que ele derreta.

Essa mesma dinâmica está em jogo na cratera Louth. Essa, por sua vez, é muito menor e mede 36 quilômetros. Ela está localizada na região polar do norte de Marte. A Mars Express fez diversas passagens pela cratera de Korolev em 2017, registrando muitas imagens com a Câmera Estéreo de Alta Resolução DSLR.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite e faça um tour por nosso site, mergulhando em um oceano de curiosidades.

Aparentemente Keanu Reeves estava doando milhões para hospital em segredo

Matéria anterior

Entenda por que a Indonésia sofre com tantas tsunamis

Próxima matéria

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.