• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça a tecnologia que transforma água do mar em combustível de hidrogênio para carros

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      27/10/17 às 12h28

Vocês sabem o que é combustível de hidrogênio? Para quem não sabe, ele é considerado o combustível do futuro. Isso porque é uma fonte de energia rentável, inesgotável e principalmente por não poluir, podendo trazer vários benefícios para a humanidade, inclusive para os nossos filhos e netos.

O hidrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido. Algumas indústrias petrolíferas estão estudando como adotar esse combustível para gerar eletricidade e como combustível para veículos. No caso, teríamos de adotar os motores elétricos nos nossos veículos, mas com certeza isso não seria um problema. Bom, parece que encontraram uma solução para o combustível de hidrogênio e nós apresentamos para vocês.

Combustível de hidrogênio sendo criado a partir da água do mar

Yang Yang, um pesquisador da Universidade da Flórida Central, parece ter uma nova proposta para esse problema. Ele afirma ter desenvolvido um nanomaterial híbrido que, a partir da energia solar, converte a água em combustível de hidrogênio. Será que essa poderia ser a solução genial para o nosso problema?

Ele está trabalhando há aproximadamente 10 anos nesse projeto, junto a outros pesquisadores que procuram uma alternativa aos métodos caros que usamos hoje em dia. Esse novo método usa a energia solar para fazer a divisão entre hidrogênio e oxigênio é algo realmente novo, principalmente porque usa a água do mar. Yang diz que "uma nova janela foi aberta para dividir a água real e não apenas água de laboratório purificada".

Ele diz que precisa de um fotocatalisador mais potente do que os usados. Isso por que a água do mar é mais complexa do que a água usada em laboratórios. O fotocatalisador junto ao novo nanomaterial híbrido faria a divisão entre hidrogênio e oxigênio, responsável pela energia do combustível.

Esse nanomaterial é um tipo de folha fina de dióxido de titânio. Ele possui uma nano cavidade revestida com dissulfureto de molibdênio. A eficácia desse material é maior porque converte comprimentos de onda de luz que outros materiais não convertem.

Caso esse material seja usado em grande escala, poderia ser gerado uma grande quantidade de energia renovável, substituindo combustíveis fósseis e tornando os mesmos menos nocivos aos perigos das mudanças climáticas. Depois de tantos anos de busca, uma descoberta dessa seria importantíssima para o nosso planeta. Mas e você, acredita que em poucos anos estaremos usando o combustível de hidrogênio? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+