Mundo Animal

Incrível dinossauro com ”moicano” foi descoberto na Patagônia

0

Os dinossauros são até hoje motivo de curiosidade entre todos os humanos. Os animais gigantescos que viveram há 233 milhões de anos atrás. Eles dominaram o solo terrestre no período Triássico até o Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos atrás, até quando um asteroide atingiu a Terra.

Até hoje, novas descobertas são feitas acerca desses animais fantásticos! Novas espécies são descobertas constantemente em escavações e estudos. Dessa vez, um dinossauro diferentão, que viveu há cerca de 140 milhões de anos atrás. O dinossauro Bajadasaurus pronuspinax era um herbívoro que tinha um longo pescoço e vários espinhos, no formato de moicano.

Fósseis encontrados

Os pesquisadores encontraram os fósseis do dinossauro desta espécie, até então desconhecida, na Patagônia e na Argentina. Os restos se consistiam em boa parte do crânio e um osso espinhal inteiro. Foi com esses fósseis que os pesquisadores partiram para os estudos e análises.

Logo, eles descobriram que os restos pertenciam à família saurópodes, mais especificamente à espécie Dicraeosauridae. Eles mediam entre 9 e 10 metros de altura e tinham esses espinhos por todo o pescoço.

Função dos espinhos

De início, os pesquisadores pensaram que os ossos seriam uma forma de defesa, para deter os predadores. No entanto, se essa estrutura não fosse coberta ou se fosse coberta apenas com pele, poderia ser facilmente quebrada. Outras teorias dizem que os ossos agiam como velas que regulavam a temperatura corporal. Ou até mesmo que serviam para armazenar gordura, assim como nos camelos.

No entanto, todas essas suposições, não passam de especulações. Nenhuma das opções foi realmente confirmada, os especialistas estão tendo dificuldades com isso. Alguns especialistas sugerem até que essa era uma forma de defessa passiva, preventiva. Acreditam, inclusive, que quando os predadores avistavam o dinossauro e sua estrutura espinhosa, pensavam duas vezes antes de atacá-lo.

Independente da função que os espinhos tinham, o fato é que esses animais possuíam uma aparência bem peculiar em comparação com os outros. E você, arriscaria chegar perto de um dinossauro com espinhos? Nos conte aqui nos comentários e aproveite para compartilhar com os amigos que adoram coisas sobre dinossauros!

Conheça a evolução do alfabeto que conhecemos hoje

Artigo anterior

Mãe fotografa filho e cachorro por dois anos e tem resultado impressionante

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido