Curiosidades

Conheça a evolução do alfabeto que conhecemos hoje

0

Matt Baker é um artista da internet que muitas pessoas, pelo mundo, conhecem. O homem por trás do portal Useful Charts cria vários fluxogramas, que abrangem de centenas até milhares de anos de história. Todos eles são práticos e contam com muitas cores para otimizar o aprendizado de quem analisa.

Um dos seus trabalhos que ganhou destaque nos últimos tempos é o trabalho chamado “Evolution of the Alphabet”. Em uma tradução livre, podemos chamar de “A Evolução do Alfabeto”.

A Evolução do Alfabeto

O gráfico, que está disponível no site, examina quase 3800 anos de evolução das letras do alfabeto desde os hieróglifos egípcios (cerca de 1750 a.C), passando pelo alfabeto fenício, o grego antigo, latim até chegar nas formas atuais, que usamos nos dias de hoje.

No infográfico, é possível ver que algumas letras mudaram pouco ao longo de milênios, enquanto outras, como U, V e W, se desenvolveram mais recentemente na história, a partir de um único caractere.

Vídeo do fluxograma

https://www.youtube.com/watch?v=4VNVCxi9TL8

O fluxograma foi criado em associação com o “Writing Systems of the World” – ou “Sistemas de Escrita do Mundo” -, que analisa 51 sistemas de escrita diferentes de todo o globo. Você pode ver acima o vídeo, em inglês, que detalha melhor todo este procedimento de análise. O ilustrador vende suas criações através de seu site ou pela plataforma Etsy.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais. Para você que adora fluxogramas mesmo sem entendê-los muito bem, aquele abraço.

Metal encontrado em asteroide que matou os dinossauros pode ser utilizado de forma incrível

Matéria anterior

Incrível dinossauro com ”moicano” foi descoberto na Patagônia

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.