Frequentemente, estamos atrás de opiniões de gente com boa reputação para tentar buscar explicações, previsões ou respostas para alguns dos mistérios da humanidade. Aqui, na Fatos Desconhecidos, já mostramos algumas estimativas de Stephen Hawking para o nosso planeta, por exemplo. O físico defende que a raça humana não tem mais muito tempo por aqui e pode ter problemas.
Leia a matéria completa que responde quanto tempo os seres humanos ainda tem na Terra, segundo Hawking.
Agora, vamos conferir a opinião de outro renomado personagem da ciência: Neil deGrasse Tyson. Numa entrevista concedida à revista Galileu, o astrofísico defendeu que faltam novas revelações espaciais impactantes para o mundo. Tyson defende que, dessa forma, poderíamos renovar a esperança da humanidade a partir de uma maior compreensão de nosso lugar no universo e amadurecimento das perspectivas.
Política
Além de descobertas no mundo da ciência, o astrofísico também acredito que a presença de cientistas na política poderia tornar os debates um pouco mais eficientes. Tyson não acha que os políticos devam ser trocados por cientistas, pois enxerga a instituição da política como algo extraordinário que permite a resolução de problemas. Segundo ele, no entanto, o debate pressupõe que todo mundo age com a razão e consegue ouvir argumentos contrários de forma natural, o que nem sempre se reproduz no ambiente de discussão.
A solução, então, seria espalhar profissionais como cientistas e engenheiros no meio político, como consultores que poderiam ajudar os políticos. Os estudiosos poderiam apresentar a visão científica sobre alguns temas e ações – ou falta delas – de políticos.
Terrorismo
Ao discutir um outro tema que apavora o mundo atualmente, Tyson tenta esclarecer a diferença das verdades pessoais e objetivas. “E=mc² funciona, não importa como você se sente sobre isso. Se Jesus é seu salvador, bem, isso é sua verdade pessoal”, defende.
Ele lembra que existem diferentes crenças e religiões, e cada uma delas tem uma verdade pessoal. Numa sociedade livre ideal, cada um pode acreditar no que quiser, mas não deveria afetar os direitos de cada um por conta dessas crenças. Em nosso mundo, no entanto, guerras e conflitos são travados por falta da capacidade de distinção entre realidades objetivas e pessoais, ainda no século 21.
“É claro que há alguma política no meio, porém, nos tempos modernos, a maior parte do que motiva o terrorismo é uma disputa de crenças”, lembra.
Desafios
Diante dos problemas que a humanidade está enfrentando, Tyson lembra que somos todos interligados com o ecossistema em que vivemos. Humanos fazem parte do mundo da mesma forma que oceanos e atmosfera. Assim, se a gente continuar a tratar o planeta como se ele estivesse disponível para a gente com recursos infinitos, poderemos destruir o ecossistema e causar consequências terríveis.
É exatamente por conta dessa situação, que Tyson defende que precisamos de uma revolução em nossa perspectiva cósmica. Ele defende que só uma grande revelação espacial sobre nossa condição no universo poderia mudar o pensamento da humanidade e provocar o amadurecimento da civilização. Apesar disso, no entanto, sua visão é pessimista. “Neste momento, não vejo isso acontecendo”, desabafa.
E você, o que acha que poderia mudar a mentalidade da humanidade? Responda para a gente e compartilhe com aqueles amigos que adoram uma boa discussão sobre a sociedade.