Já é possível saber o que você está sonhando em tempo real

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      23/08/14 às 22h21

O mundo dos sonhos é a porta para o subconsciente e vem sendo motivo de estudo há milênios, por todas as áreas de pensamento humano - arte, ciência, religião, filosofia, química, física e biologia, por exemplo. Apesar disso, sabe-se ainda pouquíssimo sobre o que gera sonhos e qual a sua real função, havendo diversas teorias a respeito.

Essas perguntas, infelizmente, continuarão sem resposta por enquanto. Mas, mesmo sem respondê-las, desde 2008 cientistas dos Laboratórios Computacionais de Neurociência ATR se uniram e tornaram possível um mecanismo que talvez sirva como porta para o estudo dos sonhos: um computador que consegue dizer o que alguém está sonhando em tempo real.

Dream-decoding

Sim, isso parece com Inception e diversos outros filmes, e é justamente por isso que a invenção se mostra tão interessante. Entretanto, diferentemente do filme, a máquina monitora o cérebro de cobaias através de encefalogramas e ressonância magnética, e ainda não torna capaz que alguém se comunique com você enquanto você sonha. Ainda.

É possível analisar as ondas cerebrais, que apresentam padrões estáveis em resposta à cada tipo de sonho. Isso foi descoberto porque os cientistas deixavam os voluntários sonhar um pouco e depois os acordavam, perguntando o que haviam sonhado. Depois de monitorar 200 sonhos, o computador "aprendeu" a associar faixas elétricas observadas na atividade cerebral com imagens citadas, com uma precisão de 80%.

Por enquanto, as informações são limitadas e não-lineares: o computador é capaz de saber se você está sonhando com uma mulher, homem ou voando, por exemplo, mas não de entender o que você sente ou onde você está, por exemplo. Mas imagine só, em conjunto com a hipnose, ser capaz de entrar no sonho de uma pessoa ou manipulá-lo em tempo real? Será que isso seria bom para a humanidade?

Matrix-humanbattery

De uma forma ou de outra, no campo da psiaquiatria esse é um instrumento de valor inegável, já que pode servir como base para acessar áreas até então inexploráveis da mente humana.

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+