Cada pessoa tem o seu passatempo preferido. Alguns gostam de passar horas em frente à TV assistindo uma boa série. Outros optam por filmes de vários gêneros, músicas ou, é claro, bons livros. A leitura faz parte da vida das pessoas há muito tempo e, felizmente, temos um universo de opções. E nessas opções quase que infinitas as pessoas podem ficar perdidas no momento de escolher alguma obra. Mas existem obras que são tidas como as melhores. E para alguém ler os 500 melhores livros do mundo, a pessoa precisaria de menos tempo do que se imagina.
De acordo com a revista The Economist, quem quiser ler os 500 melhores livros do mundo, e for um leitor médio, levará cinco meses, 15 dias, 21 horas e 44 minutos. Quem definiu quais são essas obras foi o site thegreatestbooks.org que faz uma compilação das informações vistas em mais de 300 listas de indicação de livros, sejam elas em veículos de imprensa ou plataformas de resenha. Com isso, eles veem quais livros aparecem com mais frequência e os colocam na lista.
Por conta disso que a lista dos “melhores livros de todos os tempos” do site muda com uma certa frequência de acordo com as novas indicações que vão aparecendo e sendo contabilizadas nas análises.
Tempo para ler os 500 melhores livros do mundo
No caso do tempo necessário para uma pessoa ler os 500 melhores livros do mundo, a The Economist levou em consideração os primeiros 500 livros que apareceram na lista no dia 1º de julho.
Nessa lista está um único livro brasileiro, “O Alquimista”, de Paulo Coelho, na 308ª posição. E de acordo com a The Economist, uma pessoa levaria duas horas e 51 minutos para terminar de lê-lo.
Para chegar ao tempo de cinco meses, 15 dias, 21 horas e 44 minutos, a revista levou em consideração o site howlongtoread.com, que estima o tempo aproximado de leitura de várias obras tendo como base o tempo que os áudiolivros duram.
A média de tempo de leitura para um adulto é de 300 palavras por minuto. Mas esse tempo não considera outros fatores que possam interferir, como por exemplo, dormir, trabalhar, tomar banho ou um tempo para descansar os olhos.
Top 10
- “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez (7 horas e 40 minutos);
- “O Grande Gatsby”, de F. Scott Fitzgerald (2 horas e 51 minutos);
- “Ulysses”, de James Joyce (14 horas e 54 minutos);
- “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger (4 horas e 36 minutos);
- “1984”, George Orwell (5 horas e 35 minutos);
- “Em Busca do Tempo Perdido”, de Marcel Proust (3 dias, 3 horas e 47 minutos);
- “Lolita”, de Vladimir Nabokov (6 horas e 5 minutos);
- “O Sol É Para Todos”, de Harper Lee (5 horas e 35 minutos);
- “Moby Dick”, de Herman Melville (11 horas e 59 minutos);
- “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen (7 horas e 15 minutos).
Fonte: CNN
Imagens: Depositphotos