Curiosidades

Mais carros elétricos pode significar mais saúde para as crianças, mostra estudo

0

Os carros, pelo menos em algumas situações, são extremamente importantes na nossa sociedade. E mesmo que seu aumento seja uma coisa ruim para o meio ambiente, novos modelos estão surgindo para minimizar esse dano, como por exemplo, os carros elétricos.

Veículos assim utilizam propulsão por meio de motores elétricos. Eles são compostos por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Eles são chamados de veículos “zero emissões” por terem um meio de locomoção não poluente, além de não emitirem nenhum tipo de gás que possa ser nocivo ao meio ambiente

E se algum dia eles forem a maioria dos veículos vistos rodando por aí, a diminuição da emissão de gases poluentes seria uma boa notícia para a saúde das pessoas. Pensando além, um relatório da American Lung Association mostrou que essa mudança seria benéfica principalmente para as crianças, especialmente as que são vulneráveis a doenças respiratórias.

Melhora na saúde

Salvere

O estudo fez a análise de uma hipótese em que todos os carros novos vendidos até 2035 sejam elétricos. Com isso, ele concluiu que nessa realidade existiria menos 2,7 milhões de ataques de asma entre as crianças. Além disso, também seriam vistos menos 147 mil casos de bronquite agudos. Esses números foram de projeções feitas tendo como base os EUA.

Outro ponto visto foi que, em um mundo onde somente carros elétricos são vendidos, aproximadamente 2,67 milhões de casos de sintomas respiratórias poderiam ser prevenidos, e 1,87 milhões de casos de sintomas respiratórios inferiores em crianças.

Como se isso já não fosse boas mudanças o suficiente, existiriam 508 casos a menos de mortalidade infantil.

De acordo com Laura Kate Bender, vice-presidente nacional assistente da American Lung Association, o corpo das crianças se desenvolve em um ritmo diferente do dos adultos, por conta disso, o impacto da mudanças para carros elétricos seria maior nelas.

“As crianças correm maior risco de poluição do ar, já que os seus pulmões ainda estão crescendo. Posso dizer que, como uma pessoa que cresceu com asma, isso me colocou no pronto-socorro com mais frequência do que acho que meus pais gostariam”, disse Laura.

Os veículos que têm motor à combustão ajudam nas mudanças climáticas, sendo responsáveis por mais de um quarto de todas as emissões globais. Por conta disso, muitos governos pelo mundo aceleraram a transição para carros elétricos.

Laura também foi perguntada se em sua visão os veículos elétricos seriam a solução ideal para um futuro com zero emissões de gases. “Vejo os carros elétricos e a emissão zero como inseparáveis. É assim que você obtém os maiores benefícios possíveis para a saúde”, disse ela.

Por mais que um mundo somente com carros elétricos pareça difícil, as vendas deles têm aumentado de maneira constante ano após anos. Para se ter uma noção, eles representaram um pouco mais de 8% de todas as vendas de veículos em 2023.

Carros elétricos

Canaltech

Dezenas de cidades e países desenvolvidos já proibiram, ou têm planos para proibir, os carros à combustão, principalmente os a diesel. O principal objetivo por trás disso é a melhora da qualidade do ar, melhorar o tráfego nos grandes centros e diminuir o ruído.

Mesmo que a preocupação com o meio ambiente seja uma crescente no mundo todo, essa proibição ainda está engatinhando. Contudo, Estocolmo, a capital da Suécia, tomou uma decisão surpreendente. A cidade resolveu proibir os carros a gasolina e diesel de circularem em determinadas partes do centro já a partir de 2025.

“Atualmente, o ar em Estocolmo causa problemas pulmonares em bebês e morte prematura em idosos. É uma situação completamente inaceitável”, disse Lars Stromgren, vice-prefeito de transporte.

Essa proibição foi anunciada por Stromgren nessa semana. De acordo com a proposta, será criada uma zona ambiental de 20 quarteirões no centro de Estocolmo, que será chamada de “zona ambiental de terceira classe”. Nela, somente carros elétricos poderão circular.

Mesmo assim, ainda existirão exceções. De acordo com o governo, elas serão: ambulâncias; carros policiais; carros com motorista ou passageiro com deficiência; e veículos híbridos maiores, como no caso de vans.

Por conta da mudança, serão afetadas algumas ruas com lojas de alto padrão e alguns dos prédios comerciais mais caros da Suécia. No entanto, os planos do governo é que as áreas onde somente carros elétricos possam transitar sejam ampliadas cada vez mais.

Essa mudança é parte de uma tentativa de coalizão governante do Conselho Municipal de Estocolmo para que a troca de carros à combustão por carros elétricos seja acelerada.

Contudo, essa decisão não foi bem vista por todos, como por exemplo, as empresas do setor de transporte, que criticaram a decisão porque, na visão delas, o que deveria ser feito era investir em mais pontos de recarga para os carros elétricos para que assim as pessoas sentissem o desejo de mudar, de forma voluntária, para esse tipo de veículo.

“Desde 2010, reduzimos as emissões em 34%. Mas, o Partido Verde e seus colegas na cidade de Estocolmo estão com muita pressa”, disse a Confederação Sueca de Empresas de Transporte em comunicado.

Fonte: Olhar digital

Imagens: SalvereCanaltech

Famoso fóssil de lagarto foi forjado, dizem paleontólogos

Artigo anterior

Você tem burnout? Essa ferramenta gratuita te ajuda a descobrir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido