Curiosidades

Middlemist Vermelha: A flor mais rara do mundo

0

As flores estão presente em diversos momentos do nosso cotidiano. Elas servem para enfeitar, dar de presente, e até mesmo ser entregue em momentos tristes para se solidarizar com a situação. Mas você já parou para pensar qual, entre as 369 mil espécies de plantas com flores catalogadas em nosso planeta, é a mais rara?

Um estudo publicado na revista NewScientist, em 2019, revela que quase 600 espécies de flores foram extintas em menos de três séculos, de 1753 a 2018. Dentre os lugares mais afetados estão o Havaí, o Brasil, a Austrália e Madagascar. Esses dados servem de alerta para a preservação da flora mundial.

A flor mais rara do mundo

Leia Já

A flor mais rara do planeta é a Middlemist Vermelha. Pertencente à espécie Middlemist camélia, a planta possui tons de vermelho exuberantes. Originada na China, a flor foi levada à Grã-Bretanha em 1804. Porém, após esse momento, a planta foi dizimada em seu país natal.

Nas terras inglesas, o viveirista inglês, John Middlemist, doou as flores ao Kew Gardens, um jardim botânico de Richmond. Com isso, a planta começou a ser vendida para o público geral.

No entanto, a Middlemist desapareceu e só foi encontrada 16 anos depois. Ela foi localizada na coleção de camélias do sexto duque de Devonshire. Esta ainda é uma das maiores coleções de camélias do mundo.

Atualmente, a Middlemist Vermelha pode ser achada em dois lugares, em um jardim, na Nova Zelândia, e em uma estufa, no Reino Unido.

No Brasil

Public Domain Pictures

No nosso país, a flor mais rara é a Petúnia Vermelha. Pertencente à espécie Petunia exserta, a planta possui uma coloração vermelha ou púrpura e podem chegar a até um metro de altura. Sua estrutura é fragmentada, o que ajuda na polinização realizada por beija-flores.

Essa espécie só foi descoberta em 2007. Ela pode ser localizada em uma pequena região do Rio Grande do Sul, com pouco mais de 500 km². Porém, ao longo dos anos, a Petúnia Vermelha sofreu com a diminuição da qualidade do seu habitat. Outros aspectos que afetam a planta são as geadas e temperaturas abaixo de 0 graus.

Por esses motivos, a proliferação pela natureza é difícil. Isso porque a Petúnia Vermelha se reproduz melhor com outras espécies de petúnias.

Devido a essas razões, a Petúnia Vermelha é reconhecida como uma das flores mais raras no Brasil e no mundo.

Outras espécies raras

Reprodução

Reconhecida como uma flor rara desde o ano de 1884, a Bico de Papagaio é uma planta rasteira vermelha e brilhante originária das Ilhas Canárias. Já a Jane Vine, pertence à família do feijão e da ervilha, pode atingir até três metros de comprimento e 20 metros de altura.

Outra flor considerada rara é a Kadapul, nativa do Sri Lanka, podendo ser encontrada em algumas regiões da América do Sul. Uma curiosidade sobre essa espécie é que ela não pode ser comercializada. O fato da Kadapul morrer cerca de 2 horas depois de florescer torna a planta exótica.

Já a Orquídea Dourada de Kinabalu só pode ser achada no Parque Nacional de Kinabalu, na Ilha de Bornéu. Essa flor demora 15 anos para desabrochar, e pode custar cerca de R$ 8 mil.

Fonte: Cobasi, Ikebana Flores

Qual é o animal mais rápido do mundo?

Artigo anterior

Os carros mais incríveis de celebridades

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido