Mistérios da Humanidade: O que significa aquela letra da música Ragatanga do Rouge?

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      05/03/15 às 20h58

Milhares de crianças jovens e adultos que viveram em meados dos anos 2000 dançaram ao som de Ragatanga da banda Rouge. Milhares de pessoas ficaram preocupadas e com dúvida em relação a letra da música, principalmente sobre o refrão bizarro que parecia não significar nada.

Inclusive, era bastante comum que os pais proibissem seus filhos de escutarem essa música com "potencial satânico". Ragatanga era uma versão adaptada em português da canção "The Ketchup Song" do grupo Las Ketchup. Lançada apenas no Brasil e em Portugal no mesmo ano que a original (2002), a música ficou entre as canções de maior sucesso daquele ano no Brasil e é provavelmente o maior sucesso do grupo, sendo que houve registros de que a canção chegou a tocar mais de quinze vezes por dia nas rádios brasileiras. Passou 11 semanas em 1º lugar nas paradas brasileiras.

Mas afinal de contas qual o significado da música?

A versão original de "Ragatanga" foi escrita e produzida por Manuel Ruiz. A canção fala sobre um cara, rastafári, afro-cigano, chamado Diego, que chega numa boate lotada à meia-noite, e o DJ, que vê Diego entrar, toca o "hino da noite", a canção que ele mais quer ouvir.

O refrão da canção é originado da canção "Rapper's Delight", da banda Sugarhill Gang.Veja o que significava o refrão da música:

"I said a hip, hop, the hippie (Aserejé ja de jé de jebe) to the hip-hip-hop, a you don't stop (tu de jebere sebiunouva) the rock it to the bang bang boogie say up jumped the boogie (majabi an de bugui) to the rhythm of the boogie, the beat" (an de buididipí)".

Popularidade e polêmicas

10

Nas Filipinas, a seita cristã Iglesia ni Cristo não permitiu que seus seguidores ouvissem a canção, pois a Igreja dizia que o tal "Aserejé" era uma forma de oração ao diabo. Muitos outros grupos cristão declararam que a letra era demoníaca, particularmente quando a canção foi mascarada.

A canção foi refeita em La Vida Mickey 2 pela Walt Disney Records. Em 2004, esta canção foi incluída no álbum de um popular seriado infantil nos EUA, Kidz Bop 4. Em 2012, foi incluída no Just Dance 4, protagonizada por duas mulheres num cenário tropical, a coreografia neste clipe é diferente do grupo Rouge.

 

 

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+