Curiosidades

Muito além do aroma: 7 fatos gostosos sobre o café

0

O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama vem servida em pequenas xícaras ou até mesmo em grandes copos. Ela já foi uma das mercadorias mais negociadas no mundo por valor monetário. O que se sabe é que desde sua época gloriosa ela nunca saiu do gosto do povo.

Há quem não consiga começar o dia sem um cafézinho ou aqueles que nem conversam pela manhã se não sentirem aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. Para os incuráveis  amantes de café qualquer hora é hora de tomá-lo e por isso tentam dissuadir aqueles que sempre dizem “você toma muito café. Café faz mal“. Pois bem, nessa lista você vai encontrar 7 motivos para convencer aquele seu amigo que café nunca é demais, ou quase nunca.

1 – Cafézinho toda hora

Ao contrário do que os amantes da bebida possam achar, nem toda hora o café é recomendado. O melhor momento para se saborear a bebida é quando os níveis de cortisol estão baixos. Os níveis do hormônio que controla o stress possui suas alterações durante o dia e vão caindo ao longo do dia, tendo sua maior baixa durante à noite.

2 – Amém, cabras!

Devemos agradecer a esses bichinhos de quatro patas pela bebida tão amada. Reza a lenda que enquanto os pastores da Etiópia pastoreavam suas cabras perto de arbustos de café, eles notaram que os animais saltitavam e se moviam com mais energia depois de comerem as frutinhas vermelhas do café.

3 – Vida plena

A tão querida bebida está carregada com muito mais que um ótimo sabor. Ela é cheia de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, ou seja, ajudam no tratamento de moléculas instáveis que podem danificar células sadias. Isso significa que nós, amantes da bebida, temos um menor risco de desenvolver doenças como o Mal de Parkinson, diabetes tipo 2 e problemas cardíacos.

4 – Efeito rápido

Sempre que precisamos daquela energia extra é para o café que recorremos e não estamos errados. O efeito da bebida é bem rápido no organismo. Depois de 10 minutos o efeito da cafeína atinge a metade do seu máximo e com 45 minutos ela já está no auge! É neste momento que será você se sentirá mais ligado. O efeito “full pistola” pode durar de 3 a 5 horas dependendo do seu metabolismo.

5 – Tchau, gordurinhas!

Como o café acelera o nosso metabolismo em até 11% ele é uma das poucas substâncias naturais que tem a capacidade de queimar gorduras.

6 – Cinturão do café

Não é em todo lugar que nossa plantinha preferida consegue nascer. As regiões que produzem os grãos são chamadas de Cinturão do Café. Para o arbusto do café crescer é preciso que haja sol e calor.

7 – CUIDADO!

Tudo que é bom em exagero pode fazer mal! Sendo assim, o café não é exceção. Se você beber o equivalente a 100 copos de café em uma hora você pode morrer. Então, assim como mandam as propagandas de cerveja, aprecie o café também com moderação.

17 vezes em que essa artista transformou carros sujos em obras de arte

Matéria anterior

Howard, o Pato, é o novo Fanático da Marvel

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos