• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A música que foi encontrada nos anéis de uma árvore

POR PH Mota    EM Curiosidades      13/07/16 às 14h47

Os sons da natureza frequentemente são usados como músicas e forma de relaxamento para gente que busca encontrar uma calmaria ou se desligar da agitada correria do dia-a-dia nas cidades. Seja por meio de áudios gravados ou mesmo pela experiência ao vivo na natureza, ouvir os sons das plantas ao vento, do movimento das águas ou dos animais pode ser encantador.

Mas e se houvesse uma forma de ouvir músicas realmente produzidas pelas plantas, por exemplo? Um músico alemão teve o mesmo questionamento e conseguiu captar notas musicais escondidas dentro dos anéis de algumas árvores.

Por meio de uma tecnologia similar a de um toca-discos, o alemão Bartholomäus Traubeck conseguiu reproduzir faixas musicais retiradas de diferentes árvores. Pinheiros, freixos, carvalhos, bordos, nogueiras, amieiros e faias foram as árvores selecionados pelo artista, que lançou os sons compilados num álbum intitulado "Years" (em português, "Anos").

Captação

1

Para conseguir captar as músicas de cada uma das árvores, Traubeck desenvolveu um equipamento que consegue ler os anéis interiores dos troncos e transformá-los em notas musicais. Como cada planta possui anéis únicos, como impressões digitais das árvores, as músicas são únicas e exclusivas de cada uma delas.

Ao invés de colocar uma agulha nos troncos, como é feito nos toca-discos tradicionais, Traubeck utiliza um conjunto de sensores. Não só os formatos ou tamanho dos anéis são levados em conta na hora de converter o tronco para notas musicais, mas também a cor e textura da madeira. Com a ajuda do sensor, todo o conjunto dos anéis vira uma composição individual para cada tronco encontrado.

Anéis

2

A inspiração para o músico alemão veio da observação dos anéis encontrados no interior do tronco das árvores. Além de esconder notas musicais na interpretação do artista, esses anéis carregam informações sobre cada uma das plantas. Podem indicar a idade da árvore, além de outras condições pelas quais ela passou, como doenças, quantidade de chuva que recebeu e até mesmo se foi alvo de incêndios na região. A diferença no espaçamento e cor dos anéis também pode indicar o tempo de crescimento da árvore e dizer se elas tiveram uma evolução mais rápida ou mais lenta em determinados momentos da vida.

Ouça a música

Os sons captados das árvores foram lançados num CD e pode ser ouvido pela internet, no site do artista.

Gostou das canções retiradas de dentro das árvores? Quem imaginaria que as plantas tão silenciosas poderia esconder sons tão incríveis, não é?

Próxima Matéria
Via   QGA  
Imagens Traubeck emaze
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+