Curiosidades

Nossos rostos refletem muito mais emoções do que podemos imaginar

0

Em suma, nós seres humanos, somos animais muito complexos. Dentro de cada um, apesar da semelhante anatomia, existe um universo completamente diferente. Ademias, a maneira com que se reage ao que acontece ao nosso redor é completamente influenciada por esse universo e pelas experiências com as quais nós o nutrimos. Assim, à medida que vivenciamos as coisas, vamos também construindo esse universo interior que também parece estar em constante expansão.

Em suma, essa diferença pode ser vista na forma de expressar emoções das pessoas. Mas o que não existe uma dúvida é que o rosto humano pode transmitir uma gama grande de emoções. E de acordo com a investigação de um novo estudo, se vê o quão flexíveis e versáteis os traços faciais podem ser quando o assunto é expressar sentimentos.

Os pesquisadores mostraram uma série de rostos gerados por computador, através de uma plataforma de software gráfico sofisticada e personalizada, para 100 participantes. Depois disso, eles pediram aos participantes que registrassem as emoções expressas pelos rostos.

Expressões

Contudo, a expressão emocional que o rosto pode transmitir é bastante diversa, assim como os próprios rostos. O estudo revelou que diferentes movimentos faciais, como uma sobrancelha levantada ou boca aberta, podem transmitir dois tipos diferentes de informação ao mesmo tempo. Se conhece isso como dar sinais multiplexados.

“Esta pesquisa aborda a questão fundamental de como as expressões faciais alcançam a complexa tarefa de sinalização de comunicar mensagens emocionais. Usando rostos gerados por computador combinados com respostas perceptivas humanas subjetivas e novas ferramentas analíticas, mostramos que as expressões faciais podem comunicar combinações complexas de informações emocionais por meio de sinais faciais multiplexados”, disse Rachael Jack, professora de cognição social computacional da Universidade de Glasgow, no Reino Unido.


Nesse estudo, os participantes colocaram os rostos em uma das seis categorias que são usadas tradicionalmente para agrupar emoções. Foram elas: felicidade, surpresa, medo, nojo, raiva e tristeza. Além disso, eles também tinham que falar se uma dimensão foi expressa positiva ou negativamente.

Estudo

Os movimentos faciais (AUs) que combinavam a categoria e a dimensão eram rotulados como multiplexados. Dos 42 AUs diferentes, 26 se classificaram como multiplexado.

“As expressões faciais podem representar conjuntamente categorias específicas de emoções e dimensões amplas para os observadores por meio de componentes de sinais faciais multiplexados”, escreveram os pesquisadores.

O estudo traz várias questões interessantes e não somente como as pessoas percebem as emoções de acordo como elas são expressas através do rosto. E os pesquisadores querem incluir algum tipo de varredura cerebral nos estudos que serão feitos no futuro.

“Esses resultados avançam nossa compreensão fundamental do sistema de comunicação humana com implicações diretas para o design de IA socialmente interativa, incluindo robôs sociais e avatares digitais para aprimorar suas capacidades de sinalização social”, concluiu Jack.

Fonte: https://www.sciencealert.com/our-facial-expressions-can-portray-a-broader-range-of-emotions-than-you-might-think

Por que os humanos têm dentes ruins?

Matéria anterior

Esse objeto misterioso visto há décadas pode ter sido do Planeta Nove

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos