Curiosidades

Nova tecnologia promete inovar e deixar o Wi-Fi para trás

0

O Wi-Fi surgiu em 1997. Ele é um sistema de conexão sem fio, dentro de uma determinada área, entre dispositivos eletrônicos, para acessar a internet. Nesses 27 anos de existência é inegável seu impacto. Contudo, uma nova tecnologia promete inovar e deixar o Wi-Fi para trás.

Isso mostra como a tecnologia está em uma evolução constante e isso também influencia na maneira como as pessoas se conectam à internet. Essa nova tecnologia promete inovar e deixar o Wi-Fi para trás é a chamada Li-Fi (Light Fidelity). Ela usa a luz visível para conseguir transmitir dados, o que é uma alternativa para o tradicional Wi-Fi com sua transmissão através das ondas de rádio.

Através dessa mudança, não somente a transmissão de dados será acelerada, mas a segurança e a eficiência das redes sem fio irá melhorar. E o Li-Fi é uma mudança bem significativa na maneira como as pessoas podem acessar e usar a internet com melhoras nas velocidades de transmissão e uma interferência menor.

Nova tecnologia promete inovar e deixar o Wi-Fi para trás

Capitalist

Como dito, o Li-Fi usa a luz visível para transmitir dados, enquanto o Wi-Fi usa as ondas de rádio. A principal característica dessa tecnologia é a capacidade de transmitir informações por meio de LEDs .

O desenvolvimento dessa nova tecnologia teve como objetivo ser uma alternativa para o Wi-Fi e dar uma transmissão de dados mais rápida e segura. Isso porque o Wi-Fi depende dos sinais de rádio que podem acabar sendo afetados por conta de interferências e limitações de banda. E como o LI-Fi usa a luz para criar uma rede de comunicação suas velocidades de transmissão podem ser muito maiores.

Benefícios

A nova tecnologia promete deixar o Wi-Fi para trás mostrou sua capacidade de chegar a velocidades de transmissão muito superiores as do Wi-Fi tradicional. Isso quer dizer que as pessoas que a usarem podem experimentar downloads e uploads bem mais rápidos, o que irá melhorar a eficiência das atividades online.

O benefício do Li-Fi não é somente com relação à velocidade, já que ele também dá uma segurança maior. Isso porque a luz não atravessa paredes e obstáculos, o que faz o sinal Li-Fi ser confinado no espaço onde a luz está presente. Isso faz com que o risco de interceptação de dados por terceiros seja menor e faz com que a comunicação seja mais segura tanto nos ambientes públicos como nos privados.

Outra vantagem é a ter uma interferência menor, até porque a luz visível não sofre interferências eletromagnéticas, o que pode acontecer no caso das ondas de rádio. Por conta disso que o Li-Fi pode funcionar em lugares sonde o Wi-Fi tem problemas com a interferência.

Com tantas vantagens, essa nova tecnologia promete deixar o Wi-Fi para trás tem várias possíveis aplicações. Ela pode ser usada no setor de telecomunicações, em ambientes corporativos e acadêmicos e nos lugares onde o Wi-Fi é restrito ou não é adequado.

Fonte: Capitalist

Imagens: Capitalist

Tubarão de 2 metros teria sido engolido por outro maior ainda

Artigo anterior

Cupins podem se explodir — e a ciência finalmente entendeu como

Próximo artigo