Com a divulgação dos futuros planos da Marvel Studios para a Fase 4 do MCU, notamos a presença significativa de uma personagem em especial: Wanda Maximoff. A única representante do universo dos mutantes entre os Vingadores parece ser a chave que ligará os dois mundos. Elizabeth Olsen chegou a dizer que, nessa nova etapa, “finalmente entenderemos Maximoff como Feiticeira Escarlate”. Isso significa que o potencial dos poderes da heroína serão amplamente explorados e lacunas, a respeito dos mesmo, preenchidas. Levando em consideração que Wanda sempre apresentou habilidades de dimensões incalculáveis, retornamos com uma pergunta relacionada a Vingadores: Ultimato.
Embora tenha passado a maior parte do filme desaparecida com as outras vítimas do estalo, Wanda roubou a cena ao retornar. A heroína conseguiu sozinha amedrontar Thanos. Se o Titã Louco não tivesse apelado para uma medida desesperada e ordenado que sua nave bombardeasse todo o campo de batalha, incluindo seu próprio exército, será que a Feiticeira Escarlate teria conseguido derrotar sozinha o vilão de Ultimato?
Bom, o próprio Kevin Feige, presidente do estúdio, acredita que sim. “Wanda Maximoff provavelmente está perto dos altos escalões de poder. Afirmo que ela teria derrubado Thanos se ele não tivesse chamado o exército”, disse o executivo. Todavia, as opiniões sobre o assunto permanecem divididas. Por isso, resolvemos analisar os poderes de Wanda, tanto no MCU quanto nos quadrinhos, e verificar se a derrota de Thanos realmente seria iminente.
Primeiramente, é preciso deixar registrado que, comparar níveis de poder, sempre é um desafio. É preciso levar em consideração mutas variáveis contextuais e peculiaridades do indivíduo. Tanto nos quadrinhos quanto nos filmes, as habilidades de Thanos e Wanda são muito diferentes. Enquanto os poderes da Feiticeira Escarlate fazem dela uma das pessoas mais fortes do Universo Marvel, o Titã é uma entidade cósmica. Contudo, nos quadrinhos, a personagem é essencial para derrotar a Força Fênix, uma força superior ao próprio Thanos.
Também nas HQs, o vilão exibe um arsenal de habilidades impressionantes. Poderes telecinéticos, visão de laser e capacidade de disparar energia, são alguns exemplos. Isso, sem considerar sua força física avassaladora. Contudo, o MCU não nos proporcionou uma proporção da potência de Thanos sem a Manopla do Infinito. Por muito tempo, acreditamos que os poderes de Wanda giravam em torno de sua habilidade de mover objetos com a mente. Porém, a reviravolta veio em Guerra Infinita.
A Saga do Infinito foi responsável por apresentar aos fãs o verdadeiro poder de Maximoff, ou parte dele. Primeiro, vimos ela segurando Thanos (fortalecido com cinco Joias do Infinito) e, simultaneamente, destruindo a Joia da Mente. Logo no filme seguinte, a heroína liberou todo seu poder em cima do Titã Louco, deixando-o completamente sem opções, a não ser sacrificar os seus próprios homens para se salvar. Sendo assim, no caso do MCU, Wanda realmente é uma força imbatível, até mesmo se tratando da maior ameaça já enfrentada pelo mundo, até agora.