Novos segredos da maçonaria são revelados

POR Rafael Miranda    EM Curiosidades      18/02/16 às 15h35

Em 2017, a Maçonaria britânica vai comemorar seu 300º aniversário. As origens exatas da sociedade secreta infame ainda são desconhecidas. Enquanto a primeira Grande Loja abriu em 1717, as evidências sugerem que a Maçonaria começou muito mais cedo. A história, aponta uma associação com os Cavaleiros Templários.

A maçonaria é um produto do sistema de guildas medievais combinado com elementos da confraria Rosa-cruz. A loja que é exibida a seguir se chama 'Grande Loja Unida da Inglaterra' (UGLE) e fica em Covent Garden de Londres. O edifício de pedra imponente é decorado com símbolos esotéricos.

A reputação dos maçons com relação ao misticismo, fez com que o grupo fosse alvo de teóricos da conspiração, que ligam o grupo a diversos acontecimentos mundiais como os ataques nas torres gêmeas em 2001. A questão é: o que acontece quando a mais antiga sociedade secreta do mundo tenta abrir as suas portas?

10

Parte da reforma dos maçons está desafiando os mitos mais persistentes. Os maçons ainda hesitantes em fazer declarações públicas, por causa de sua história e porque eles não gostam de parecer politicamente motivados. Os maçons fazem doações para a caridade como parte de seu envolvimento com a comunidade.

Um dos requisitos mais surpreendentes da maçonaria é que os membros devem acreditar em um Ser Supremo. É verdade que outras ordens da Maçonaria, como a francesa admitem ateus mas muitas são firmes nesse aspecto. Segundo Mike Baker, assessor de imprensa da UGLE, as obrigações globais da maçonaria são pura e simplesmente de "ser uma boa pessoa e defender os valores próprios. É por isso que o Ser Supremo é importante para nós."

Embora não seja uma religião, peças alegóricas e simbolismos são fundamentais para a forma como os maçons operaram. A Grande Loja é preenchida com evidências místicas. A sala principal é decorada, na maioria existem murais de teto e um órgão para músicas.

Existem também vários tronos majestosos. Durante as cerimônias, Mike explica, o Venerável Mestre fica no leste, onde o sol nasce e outro representante sênior no oeste.Os rituais maçônicos, simbolizam o progresso do homem das trevas para a luz.

11

E sobre o famoso aperto de mão maçônico, Mike confirma que ele é real. "Depois de sua iniciação, você aprende um sinal de reconhecimento ou aperto de mão, o que lhe permite passar para o próximo nível. E na verdade é um pouco chato".

Mais controverso do que o aperto de mão é a questão dos maçons do sexo feminino. Na Inglaterra existem lojas moçônicas de mulheres mas isso é um caso raro. A esse respeito, os maçons se assemelham a tantos outros clubes que estão tentando entrar no século 21.

A esmagadora maioria dos maçons são, sem surpresa, homens. Eles também estão envelhecendo rapidamente. Neste momento, há cinco vezes mais membros com mais de 80 anos, do que membros com idade entre 21 e 30 anos. A idade média dos maçons é 50 anos.

Parte do problema para os maçons é que a sua distinção é tanto uma bênção quanto uma maldição. Eles são um grupo deísta marcado por uma mistura desconexa de conservadorismo e de misticismo.

Via   Vice  
Imagens Vice
Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+