Núcleo da Terra para de girar e humanos já sentem efeitos, conforme estudo

Avatar for Bruno DiasBruno DiasCuriosidadesmarço 24, 2025

Através de análise dos dados sísmicos de terremotos, entre 1990 e 2021, pesquisadores da Universidade de Pequim descobriram que o núcleo da Terra parou de girar, pode até ter invertido a sua rotação. O núcleo do nosso planeta girava mais rápido do que a superfície até 2009, mas depois disso, sua rotação começou a desacelerar e pode ter parado temporariamente.

Mas como o núcleo da Terra muda o seu sentido de rotação? Como ele é uma esfera sólida de ferro e níquel, cercada por um núcleo externo líquido, seu movimento é influenciado pelo campo magnético e pelas interações gravitacionais com o manto terrestre.

Ainda conforme o estudo, mudanças nesse equilíbrio podem causar oscilações na rotação do núcleo durante as décadas. Tanto que, tal mudança já aconteceu na década de 1970, o que sugere que possa existir um ciclo de 70 anos.

Núcleo da Terra para de girar

Terra

O fato de o núcleo da Terra parar de girar e inverter sua rotação traz efeitos diretos e, mesmo que sutis, isso pode influenciar no campo magnético do planeta. Para quem não sabe, o campo magnético é o que protege nosso planeta da radiação solar e é crucial para os sistemas de navegação e comunicação.

Outro ponto que essa interação entre o núcleo o manto pode afetar são as atividades sísmicas e a movimentação das placas tectônicas, o que claro impacta a dinâmica terrestre como um todo. Além disso, o comprimento dos dias, também, pode ser alterado em milissegundos que podem impactar processos climáticos a longo prazo.

No estudo, os pesquisadores analisaram o tempo de propagação das ondas sísmicas atravessando o núcleo da Terra. Como resultad,  viram que a rotação dele desacelerou e pode ter parado por um período.

Entender a rotação do núcleo do nosso planeta é algo importante para conseguir prever mudanças no campo magnético, no clima e na atividade sísmica, todos os fatores impactando diretamente a vida de tudo o que está na superfície terrestre.

Fonte: Gazeta de S. Paulo

Imagens: Terra

Post Anterior

Próximo Post

Seguir
Sidebar Buscar
Carregando

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...