Situação de urgência: O maior rio brasileiro secou!

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      25/09/14 às 13h13

O aquecimento global é um problema sério, e a cada dia vem causando mais e mais estragos. A notícia agora é de que a nascente da principal bacia hidrográfia brasileira, a do Rio São Francisco, está seca. Pra você ter uma ideia, essa nascente passa por 504 municípios de 7 estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Além disso, nasce na Serra da Canastra, em Minas, e desemboca no Oceano Atlântico, na divisa entre o Sergipe e Alagoas.

Como você já deve ter percebido, esse rio é essencial para diversas regiões do país, não apenas no sentido de umidade do ar, que é muito importante em Estados tão quentes, mas também na geração de energia, já que o São Francisco tem ao seu decorrer diversas represas de hidrelétricas.

sao-francisco

De acordo com Luiz Arthur Castanheira, que é diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra,

"isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e  se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando".

saofrancisconascente

As barragens citadas, de Três Marias e Sobradinho, estão respectivamente com apenas 6% e 31% de sua capacidade, o que já gera estado de alarme e possibilidades de um novo apagão no país. De acordo com Castanheira, o motivo para a seca seria uma estiagem prolongada, e as chuva que virão no fim do ano não serão suficientes para deixar o rio em estado normal. Atualmente, ele está assim:

serracanastra5

 

Além do calor e da ausência de chuva, há também incêndios acontecendo nas redondezas do rio, o que dificulta a retenção de água no solo e prejudica a manutenção do São Francisco. Esses incêndios são acidentais, provocados pelas altas temperaturas e ausência de água na região, o que facilita para que plantas - especialmente do Cerrado - peguem fogo facilmente.

fogo_1

 

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+