O mundo em perigo: Mega tsunami pode destruir a Terra

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      06/10/15 às 19h11

Após a inúmeras teorias de destruição da Terra por desastres naturais, você não pode ficar sem saber da última: um mega-tsunami está centrado em uma das ilhas de Cabo Verde, onde está localizado o Vulcão do Fogo.

De acordo com cientistas da da Escola de Ciências da Terra da Universidade de Bristol, a força do evento natural poderia destruir o planeta, devido ao tamanho das ondas que seriam formadas. Há 73.000 anos ocorreu desastre de proporção similar, uma vez que, na época as ondas geradas pelo tsunami atingiram mais de 300 metros de altura.

O fenômeno do tsunami é formado a partir da abertura causada pelo tremor no leito do mar que por sua vez empurra a água para cima dando início às ondas; posteriormente a onda gigante se move no fundo do oceano em alta velocidade, ao se aproximar da terra ela perde velocidade, porém fica mais alta; por fim, ao alcançar o solo a força da onda e a quantidade de água destrói tudo que está a seu alcance.

Neste mega tsunami, centrado no Vulcão do Fogo, a pressão exercida pelo vulcão será fator determinante para potencializar ainda mais o poder destruidor das ondas. Segundo o pesquisador Ricardo Ramalho, o vulcão localizado 2.829 metros acima do nível do mar, entra em erupção a cada duas décadas, mas apesar de estar ativo e com força para causar outro desastre de mesmas proporções que há 73.000, ele não afirma que irá acontecer, mas avisa para que todos fiquem atentos e cautelosos.

Após tantas teorias que não se tornaram realidade, você ainda acredita que um desastre natural vai destruir nosso planeta?

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+