• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que acontece com quem cheira cinzas de um cadáver?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      20/10/15 às 16h18

A enquete é a seguinte: Quando você morrer, você vai querer que te enterra ou ponha seu cadáver para a cremação? Mande para gente aí nos comentários!

E você sabia que o corpo continua soltando gases até 3 horas depois da morte? Sim, aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já mostramos para você uma matéria sobre 14 fatos que você não sabia sobre cadáveres (Clique aqui e confira a matéria).

E o processo de cremação de um cadáver é uma coisa bastante burocrática e que demanda a assinatura de vários papéis. O resultado são as cinzas do defunto. E o que acontece se a gente cheirar ou inalar as cinzas de um cadáver?

20140718byebye

Sim, cheirar as cinzas de um cadáver já foi um ato praticado por um ser humano.  O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, declarou à revista norte-americana Slate que teria cheirado as cinzas cremadas do corpo do pai dele misturadas à cocaína.

O depoimento causou repercussão mundial. De acordo com o proprietário de um crematório nos Estados Unidos, Ernie Heffner, e os professores Paul Shepson, da Universidade de Purdue e Scott Randel, da Universidade de Medicina da Carolina do Norte, cheirar as cinzas só faria mal à saúde do cara se isso passasse a ser um hábito.

57270

Quando um corpo vai para o processo de cremação, passa por incineração a temperaturas de até 1000 ºC e as cinzas que se resultam desse processo passam por trituração, com o objetivo de eliminar os pedaços de ossos que ainda resistiram ao fogo alto.

De acordo com a bioantropóloga da Fundação Oswaldo Cruz, Sheila Ferraz, "As cinzas têm uma consistência mais próxima do açúcar, enquanto a cocaína se assemelha à farinha".  A especialista afirma que essas partículas de cinza possuem muita semelhança com as que estão presentes na fumaça e isso não seria muito diferente do que inalamos nas grandes cidades ou até mesmo em carvoarias.

Ainda segundo depoimento da bioantropóloga, as cinzas não possuem nenhum tipo de propriedade alucinógena, estimulante ou até mesmo analgésica. Basicamente são só cinzas, assim como as outras.

31

De acordo com a revista "Slate" (fazendo citação aos especialistas), "As cinzas poderiam causar apenas irritação no sistema respiratório". Enquanto o corpo é cremado, uma substância chamada formaldeído, ou o formol, é uma substância utilizada para a conservação da maconha e também de alto teor cancerígeno se evapora.

Logo depois que o corpo é cremado, ele ainda passa por uma espécie de esteira imantada que absorve todo e qualquer tipo de metais que possam estar no meio das cinzas e que gerariam algum tipo de dano à saúde.

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+