CuriosidadesEntretenimento

O que acontece quando um aluno tira notas baixas na China?

0

A China é um país com muitas peculiaridades. Ficamos fascinados e intrigados com sua história, sua cultura, os hábitos, costumes e a identidade dos chineses. Nossas reações são diversas diante da disciplina, competência e bizarrices dos chineses. Como, de modo geral, a principal referência que temos dos orientais é a sabedoria e obediência, vamos te mostrar hoje o que acontece com quem não tira nota boa na controversa China.

Uma cultura tão diversa sempre rende muito assunto e curiosidades. Aqui na Fatos você já viu como é o treinamento para guarda-costas na China. Já viu também a exploração de trabalho forçado por trás da fabricação dos eletrônicos que o mundo todo usa, e viu ainda como os alunos fazem para colar nos colégios chineses.

Pois é. Alguns chineses preferem recorrer a “lembretes” para não forçar a memória. Mas o que acontece afinal com quem não consegue por nenhuma via mostrar bons resultados nos estudos?

Screen-Shot-2015-12-15-at-4.22.50-PM

Essa semana uma mãe na China tentou matar a filha afogada por tirar notas ruins. Ela gritava com quem passava por perto, dizendo que nenhum deles fazia ideia do quanto é difícil criar um filho. Ela falava sobre o quanto é dispendioso ser responsável pela formação moral, humana e intelectual de um ser humano.

Uma testemunha relatou que a mãe da menina dizia a espectadores que sua filha ameaçava se matar toda vez que ela tentava educá-la, e perguntava o que eles fariam se estivessem na mesma situação que ela. Mas segundo relatos locais, a adolescente foi exposta dessa maneira pela mãe porque vinha tirando notas ruins na escola.

Um curioso da multidão registrou a cena em vídeo, postou em uma rede social chinesa e o caso foi muito repercutido.

https://www.youtube.com/watch?v=TDHk1vVg12w

Ainda não se sabe ao certo se a mãe estava “educando” a criança que tinha “mania de suicídio” ou se ela estava agredindo a filha por tirar notas baixas, mas se for por notas baixas, essa mãe tem razões pra se preocupar com o futuro profissional da filha. Na China, a admissão na faculdade depende do histórico escolar.

Pra se ter uma ideia, estrangeiros que queiram estudar no país são obrigados a estudar mandarim e realizar cursos para absorver a cultura chinesa, como kung-fu, a arte marcial oficial do país. Mas o ingresso na faculdade é dificílimo para os próprios alunos chineses.

Mais de 9,5 milhões de alunos fazem anualmente o exame e os cursos mais concorridos são nas áreas de informática e economia, as áreas mais promissoras na China. Para a maioria dos aspirantes, esse teste pode ser a única maneira de encontrar um emprego decente e obter um diploma. Só existe o sistema de ensino superior do governo chinês, não existe outra forma de fazer faculdade.

5200109-higher-education-entrance-examination-17-800x533

Na época das provas as cidades se transformam por um fim de semana inteiro. O trânsito é intenso aos arredores dos centros de estudo e alguns bairros proíbem festas e barulho em um raio de 500 metros dos locais de prova. Os pais e familiares lotam os templos para rezar e pedir bons resultados para os filhos. Como a prova é extremamente difícil e cobra memorização, os estudantes chegam a se submeter a uma rotina de até 14 horas de estudos por dia.

Como é (ou foi) a conduta dos seus pais com você em relação ao seu desempenho escolar? Você já foi presenteado por bons resultados ou castigado por notas ruins? E com base nos dizeres da mãe chinesa, o que você faria se fosse seu filho?

8 personagens mais sexy que já apareceram em Star Wars

Matéria anterior

8 filmes que sofreram com maldições terríveis e aparições fantasmagóricas

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos Desconhecidos na sua home
Install