Fatos Nerd

8 filmes que, literalmente, salvaram a vida de pessoas

0

É incrível como os filmes podem mexer com as nossas emoções. Não é difícil se identificar com os personagens e se emocionar quando eles choram, ou sorrir quando eles estão felizes, mas muito além de um momento de emoção, algumas produções já ajudaram algumas pessoas a superar a depressão e voltar a viver. Na Internet, muitos fãs de filmes relatam suas experiências contando como essas histórias deram esperança e motivação para elas.

Difícil acreditar? Separamos alguns filmes que, literalmente, salvaram a vidas de pessoas – uma dela é a cantora Celine Dion. Confira:

1 – O Grande Lebowski (1998)

O Grande Lebowski é baseado na vida de Jeff Dowd. Jeff ajudou os irmãos Coens a dirigir seu primeiro filme, Gosto de Sangue (1984), e tem ajudado outros cineastas com os seus projetos. Durante uma entrevista, Jeff disse que um bombeiro que trabalhou no World Trade Center, depois do 11 de setembro, adquiriu estresse pós-traumático depois de ver várias pessoas morrendo. Ele disse: “Então eu assisti isso na minha TV – uma cópia de O Grande Lebowski. Foi a primeira vez em seis meses que eu sorri‘. E o bombeiro não foi o único que o filme salvou. De acordo com um artigo na Vice, um sem-teto que sofria de depressão, chamado Will Russell, superou os seus problemas criando a Lebowski Fest, uma convenção de fãs do filme.

2 – A Bela e a Fera (1991)

Depois do filme Aladdin ter ajudado na história de depressão, bullying, isolamento social e tentativas de suicídio de um blogueiro no The Experience Project, o rapaz decidiu ampliar seus horizontes e assistir A Bela e A Fera – recomendação de sua mãe. Ele não esperava gostar tanto e afirmou que “o filme descaradamente descartou minhas reservas e preconceitos…“. Ele disse que se sentiu tão conectado com o filme, que não seria exagero se ele dissesse que o filme salvou a sua vida.

3 – A felicidade não se compra (1946)

Não é difícil encontrar pessoas em fóruns de cinema dizendo que o filme atemporal de 1946, A Felicidade Não se Compra, salvou suas vidas. Em um depoimento no site IMDb, uma pessoa fala: “Este filme salvou minha vida em 1987“. No mesmo tópico, outro usuário acrescenta: “Eu vi esse filme durante um tempo na minha vida em que eu senti que não havia nada para viver. A Felicidade Não Se Compra mudou drasticamente isso”.

4 – Aladdin (1992), Peter Pan (1953) e A Pequena Sereia (1989)

De acordo com uma publicação da New York Post, o menino Owen Suskind foi diagnosticado com autismo quando tinha apenas dois anos e meio de idade, e assistir filmes clássicos como Aladdin, Peter Pan e A Pequena Sereia ajudaram no desenvolvimento de Owen, agora com seis anos de idade. A vida do garoto chegou a ser retratada no documentário Life Animated, afirmando que esses filmes foram ferramentas necessárias para o garoto prosperar e entender a importância da comunicação.

5 – Up – Altas Aventuras (2009)

Celine Dion derreteu o coração de muitos apaixonados cantando o seu clássico My Heart Will Go On. Mas quando seu marido morreu, a cantora passou por um momento difícil com seus filhos gêmeos, que tinham apenas 5 anos de idade na época. Mesmo lendo alguns livros, Dion não sabia como falar sobre a morte do marido para seus filhos. Em uma entrevista para a Entertainment Tonight, a cantora revelou que o filme Up: Altas Aventuras, da Disney a salvou neste sentindo, dando-lhe um contexto para conversar com os seus gêmeos sobre a passagem do pai.

6 – Synecdoche, New York (2008)

Synecdoche, New York conta a história de um diretor de teatro chamado Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman) que foi abandonado pela sua filha e esposa, tem uma terapeuta desinteressada em ajudá-lo e possui uma doença que está cada dia pior. Em um relato no Facebook, Withering Moonflower contou como o filme a ajudou a superar a depressão. “Eu acho que [o filme] falou com a minha alma sobre depressão e crises existenciais com tanta verdade que eu me sentia conectada com alguma coisa… senti que não estava sozinha com a terrível enormidade dos meus sentimentos“.

7 – Uma Aventura LEGO (2014)

Muitas crianças tiveram LEGO – ou sonharam em ter – durante a infância. A marca de brinquedos levou a franquia para os cinemas com Uma Aventura LEGO de 2014. Acredite ou não, o filme ajudou a salvar uma vida. A usuária janeaustinite6 escreveu no Buzzfeed: “Eu tenho lutado com a depressão por cerca de cinco anos agora. Sempre senti que não era ninguém e sempre vou ser um ninguém. A mensagem no filme do LEGO me deu esperança. Sou especial. Todo mundo é especial. Você pode conseguir grandes coisas. Apenas ouvir isso me levou às lágrimas”.

8 – Gênio Indomável (1997)

Mesmo sendo um gênio da matemática, Will (Matt Damon) é apenas um faxineiro em uma universidade renomada. Com a ajuda de um psicólogo, Sean Maguire (Robin Williams) ajuda o rapaz a lidar com suas emoções. Com uma mensagem linda, o filme ajudou Madison T., que escreveu para o site The Might: “Na cena em que Sean está aconselhando Will, ele diz ‘Não é sua culpa’ repetidas vezes… Quando eu estava passando por problemas, era tudo o que eu queria ouvir de alguém. Me senti tão segura com essa cena.

Algum filme já te ajudou superar algum problema? Deixe nos comentários e compartilhe a matéria.

Assim era o dia a dia no Egito Antigo

Artigo anterior

7 filmes de super-herói que você tem vergonha de admitir que gosta

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido