Ciência e Tecnologia

O que aconteceria com o mundo se a internet parasse de funcionar por um dia?

0

Você é capaz de resolver essa charada que está enlouquecendo a internet? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você esse desafio.

Segundo a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada no G1, “mais da metade dos domicílios brasileiros passou a a ter acesso à internet em 2014.

O IBGE indicou ainda que a quantidade de internautas chegou a 54,4% das pessoas com mais de 10 anos em 2014. São 95,4 milhões de brasileiros com acesso à internet“.

Ela é tão essencial para diversos serviços na nossa vida que muita gente praticamente se tornou um pouco dependente para realizar os trabalhos e atividades diárias que precisa.

Mas o que aconteceria se ela parasse por um dia? Pane geral? Como o mundo reagiria? O que causaria no mundo?

De acordo com o IBGE, “apesar de ter ampla presença nos lares brasileiros, os PCs estão sendo deixados de lado. De 2013 para 2014, caiu de 78,3 milhões para 76,9 milhões o número de pessoas que usavam computadores para acessar a internet. O maior índice de uso da internet foi encontrado entre as casas com renda per capita de mais de cinco salários mínimos: 88,9% eram conectadas“.

Uma possível interrupção em seu funcionamento comprometeria a vida de grande parte destes usuários. Segundo especialistas do departamento de segurança interna dos Estados Unidos ,em entrevista à Globo News, contam que do ponto de vista econômico, as consequências seriam menores que as esperadas. Hoteis e companhias aéreas seriam mais prejudicados porque teriam vendas online que não poderiam ser adiadas.

Scott Borg, da United States Cyber ​​Consequences Unit, uma organização sem fins lucrativos, investigou, a pedido do Departamento de Segurança Interna dos EUA o efeito na economia.

Segundo publicação, “Borg e seus colegas analisaram os efeitos econômicos das quedas de computador e internet nos EUA a partir de 2000.

Analisando os relatórios financeiros trimestrais das 20 empresas que afirmaram ser os mais afetados em cada caso, bem como estatísticas econômicas mais gerais, descobriram que o impacto financeiro de uma interrupção foi surpreendentemente insignificante – pelo menos para interrupções que duraram não mais de quatro Dias, que é tudo o que estudaram.


Se cada empresa desligou seus computadores por algumas horas por mês e fez as pessoas fazer as tarefas que adiaram, pode haver um benefício de produtividade global.
Esses foram casos em que as enormes perdas foram reivindicadas – nas centenas de milhões e até bilhões de dólares”, diz Borg. “Mas enquanto algumas indústrias como hotéis, companhias aéreas e corretoras sofreram um pouco, mesmo que eles não experimentaram perdas muito grandes.”

As consequências para a humanidade

Os especialistas apontam que as maiores consequências dessa interrupção no fornecimento de internet seriam sentidas pela humanidade. Isso porque o fato de não se conectar seria perturbador para as pessoas e acabaria fazendo elas sofrer de ansiedade e isolamento.

Segundo o professor que estuda os processos psicológicos e sociais envolvidos na comunicação on-line da Universidade de Stanfor, Jeff Hancock, em entrevista à BBC, conta que “a maior parte da internet é projetada para uma finalidade: para nos permitir comunicar uns com os outros.

Estamos habituados a ser capazes de se conectar a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Uma incapacidade de fazer isso seria perturbadora”.

Como você reagiria caso a internet caísse nesse momento e a pane durasse por um dia? Mande seu comentário para gente!

O trailer de A Bela e Lord Voldemort é a melhor coisa que você vai ver hoje

Artigo anterior

17 fotos que mostram toda a beleza de um museu submerso

Próximo artigo