• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria com a Terra se houvesse duas luas?

POR Bruno Dias    EM Podcasts      25/02/19 às 15h15

O espaço sempre foi um tema fascinante e os astrônomos estão sempre buscando coisas novas. Algumas coisas podem parecer inimagináveis, como por exemplo duas luas no céu. Para entender se isso realmente seria possível, é preciso entender as funções que o nosso satélite natural exercem. Foi ela que ajudou a desenvolver o estilo de sociedade que nós vivemos hoje.

A lua também é responsável pelo movimento das marés. E a força gravitacional que envolve toda a equação da Terra, lua e oceanos. E do mesmo jeito que nós rodamos ao redor do sol, a lua roda ao redor de nós por causa da força gravitacional da Terra. E por isso, a lua tem o poder de mexer com a gravidade das coisas. E os efeitos dela são sentidos pelos oceanos. Ainda assim, a maior influência da lua é controlar as marés.

A lua também é responsável por nosso dia ser do tamanho que é. O movimento marítimo faz com que a Terra gire um pouco mais devagar. E a face do planeta, que está virada para a lua, tenha uma maré mais alta. Mas e se tivessem duas luas em órbita?

A verdade é que temos pequenos satélites, mas eles são temporários e bem pequenos. Mas o que falamos aqui é sobre a existência de um satélite parecido com o que temos hoje. Para começo, a configuração do mundo seria adaptada. Não conseguiríamos viver perto do mar, porque com duas luas, a maré ficaria bem mais alta. E o risco de tsunamis, por exemplo, ia ser bem maior.
Os nossos dias iriam ficar maiores também. Porque com duas luas, o movimento da Terra iria diminuir ainda mais. E outra coisa que aconteceria com mais frequência seriam os eclipses que aconteceriam entre os próprios satélites e entre elas e o sol. E a luz ecoaria na Terra com mais força também. E, como consequência disso tudo, o mundo teria uma demografia diferenciada. Devido à força das marés, as pessoas teriam que se concentrar mais próximas umas às outras. O mundo seria um lugar cheio, bem parecido com Bombaim, na Índia.

Se você ficou interessado em saber mais sobre o que mais mudaria no nosso planeta se tivéssemos duas luas, escute nosso podcast em parceria com a Deezer, o Quem Diria. O podcast aborda vários assuntos de uma forma diferente dos nossos conteúdos aqui no site e no Youtube. Nesse programa, falamos como seria a nossa vida, mares e outros fatores que se alterariam se tivéssemos dois satélites naturais.

A Deezer é uma plataforma de streaming grátis, disponível para os usuários de Android, Blackberry, iPhone, Windows Phone e MacOS, e que dá aos seus usuários a possibilidade de descobrir e ouvir músicas de uma forma interativa.

No aplicativo, é possível ouvir mais de 30 rádios temáticas e também ouvir várias outras playlists de músicas com seus artistas favoritos. E agora também você vai poder curtir o podcast da Fatos Desconhecidos em parceria com a Deezer. Se quiser, ainda pode sincronizar suas contas do Facebook e Google+ com a Deezer para compartilhar suas atividades com seus amigos.

Próxima Matéria
Imagens Ovini hoje
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+