Curiosidades

O Sol está mudando sua forma e ninguém sabe o motivo

0

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e pertence à classe espectral G. Essa estrela é mediana em relação às outras.
De acordo com um novo artigo no The Astrophysical Journal, o Sol cresce e encolhe a cada 11 anos em 1 a 2 quilômetros. Portanto, é possível dizer que ele respira de forma mais lenta.

Esses quilômetros aumentam o raio do Sol em no máximo 0,00029 por cento. Mesmo assim, a equipe do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey e da Universidade da Côte d’Azur realizaram uma grande descoberta. Eles concentraram nos fluxos de plasma que saiam e retornavam à superfície solar.

As frequências das ondas de plasma mudam de acordo com a grandeza do Sol. E isso pode ser medido com bastante precisão pelos cientistas da Terra. Essa descoberta foi bastante trabalhosa e exaustiva. Especialmente porque foram necessários 21 anos de observações através de dois telescópios espaciais da NASA.

Embora não há teoria que explique esse fenômeno, a equipe sugere que esse processo de respiração esteja relacionado à orientação dos campos magnéticos que ocorrem durante o ciclo solar. O campo dessa pesquisa é conhecido por “heliosismologia”, isso é, o estudo da propagação das ondas de pressão no Sol.

Essas pequenas mudanças nas dimensões solares não afetam o clima na Terra. Contudo, não dá para negar que essas descobertas são de extrema importância para a melhor compreensão da fonte da maior parte da energia do planeta.

 

Conheça a ‘Rocha-Viva’, um animal que é exatamente como uma pedra

Matéria anterior

Esse é o principal segredo para ter um relacionamento saudável (e não é o sexo)

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.