• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O Sol está mudando sua forma e ninguém sabe o motivo

POR Isabela Araujo    EM Curiosidades      01/08/18 às 19h09

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e pertence à classe espectral G. Essa estrela é mediana em relação às outras.
De acordo com um novo artigo no The Astrophysical Journal, o Sol cresce e encolhe a cada 11 anos em 1 a 2 quilômetros. Portanto, é possível dizer que ele respira de forma mais lenta.

Esses quilômetros aumentam o raio do Sol em no máximo 0,00029 por cento. Mesmo assim, a equipe do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey e da Universidade da Côte d'Azur realizaram uma grande descoberta. Eles concentraram nos fluxos de plasma que saiam e retornavam à superfície solar.

As frequências das ondas de plasma mudam de acordo com a grandeza do Sol. E isso pode ser medido com bastante precisão pelos cientistas da Terra. Essa descoberta foi bastante trabalhosa e exaustiva. Especialmente porque foram necessários 21 anos de observações através de dois telescópios espaciais da NASA.

Embora não há teoria que explique esse fenômeno, a equipe sugere que esse processo de respiração esteja relacionado à orientação dos campos magnéticos que ocorrem durante o ciclo solar. O campo dessa pesquisa é conhecido por "heliosismologia", isso é, o estudo da propagação das ondas de pressão no Sol.

Essas pequenas mudanças nas dimensões solares não afetam o clima na Terra. Contudo, não dá para negar que essas descobertas são de extrema importância para a melhor compreensão da fonte da maior parte da energia do planeta.

 

Próxima Matéria
Via   IFL Science  
Imagens IFL Science
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+