O que aconteceria se a Terra girasse ao contrário?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      22/09/15 às 17h29

Você sabe porque a Terra gira? Simplesmente porque ainda não parou de se mover. Isso mesmo! O Sistema Solar e toda a nossa Galáxia foram formados pela condensação de uma massa de gás em rotação. A conservação do movimento angular obriga a que quaisquer corpos formados a partir do gás inicial fiquem a girar. Como as forças de fricção, entre outras, são muito pequenas no espaço, os corpos em rotação, incluindo a Terra, abrandam muito lentamente. Por isso que quando ela gira, nós não percebemos.

Vale lembrar que a rotação é o movimento onde a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Esse movimento acontece no sentido anti-horário e dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos para ser concluído, sendo o responsável por termos o dia e a noite.

Mas o que aconteceria se a Terra girasse no sentido horário? Será que seria o fim dos tempos? Confira!

ssSe a Terra girasse no sentido contrário, as correntes oceânicas também se inverteriam e todos nós estaríamos mortos. Isso porque, alguns eventos catastróficos aconteceriam, como tsunamis, terremotos, vulcões em erupção, entre outros.

Alguns biólogos acreditam que o fenômeno começaria paralisando inicialmente o sistema climático, a circulação marinha e a vida dos seres humanos. Uma área do planeta ficaria virada para o Sol, podendo ficar exposta a altas temperaturas, assim como outra parte ficaria totalmente escura, com a possibilidade de baixíssimas temperaturas. Já imaginou? Por isso a possibilidade de algum ser vivo sobreviver seria bastante remota.

Já pensou se o mar e os ventos corressem em sentido contrário? Um exemplo mais concreto: foi na crista dos ventos e das correntes oceânicas que correm da costa africana para o Brasil que Cristóvão Colombo chegou ao novo mundo. Se a corrente fosse contrária, os europeus precisariam esperar que a tecnologia naval se desenvolvesse um pouco mais para se aventurar pelo Atlântico.

jSegundo estudiosos, provavelmente os prédios e casas do mundo inteiro cairiam e uma espécie de terremoto assolaria a superfície terrestre. Já a gravidade não mudaria em absolutamente nada e poucas coisas seriam alteradas em relação a isso. O conceito de dia e noite também sofreria graves mudanças, ou seja, o dia no planeta não teria mais um período de 24 horas, e sim, a duração de um ano. A variação depende da rotação terrestre.

Vale ressaltar que teríamos 8 minutos a menos em um dia, no entanto teríamos 2 dias a mais todos os anos. Mas não pense que no nosso sistema solar não existem planetas que giram no sentido contrário da Terra. Vênus, Urano e Plutão giram no sentido horário. Curioso, não?

Fonte: arearestrita.info

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+