Como funciona o polêmico Ritual do santo-daime?

POR Ultra Curioso    EM Mistérios & Horror      22/09/15 às 17h29

Um estranho e misterioso ritual criado no século XX, onde uma bebida sagrada usada com várias simbologias pode levar o indivíduo que dela ingere a atingir a Iluminação máxima. O que acabou de ser descrito pode ser tido até como uma cena de filme hollywoodiano, mas existe e é tão real quanto eu e você. Estamos falando do Ritual do santo-daime.

Por definição exata, o Santo Daime é um ritual religioso e místico que surgiu na região amazônica nas primeiras décadas do século XX. Nesse ritual, é consumida uma bebida sagrada chamada de ayahuasca, que supostamente daria poderes espirituais à pessoa. Instrumentos musicais como flautas, atabaques e também cantorias ajudam a causar o efeito. Mas como é feito? Como funciona o polêmico ritual do santo-daime?

Os templos do santo-daime situam-se geralmente na zona rural, em regiões mais "escondidas". Eles normalmente têm o formato de hexágono, uma vez que "os 6 lados da natureza" influenciam no fluxo de energia necessário para o ritual. Quando o sino toca, o ritual começa. Homens para um lado, mulheres para o outro: tudo para equilibrar as energias.

Santo Daime bailado

Após uma intensa oração em grupo, os membros (vestindo amarelo,verde, azul ou branco) participantes formam uma fila para tomar a bebida sagrada, a ayahuasca. Ele é chamada de "A força", e é feita a partir de cipós e folhas específicas encontradas na Amazônia, e provoca fortíssimos efeitos alucinógenos devido a um agente presente na mesma chamado de dimetiltriptamina (DMT).

Segundo a crença do santo-daime, a ayahuasca "expande e liberta a consciência". Depois de todos tomarem a bebida, os indivíduos se sentam e iniciam uma longa sessão de cânticos de teor místicos. Enquanto isso, as flautas, o atabaque e bongôs aumentam a "aura etérea" do ambiente e do ritual.

f_248378

Logo depois, as pessoas - já em estado de profundo transe - se levantam e iniciam uma série de danças com passos simples e desajustados. Ali, eles já atingiram a "iluminação". Segundo dizem, a sensação que se tem é a de "felicidade e consciência extrema", como se o indivíduo pudesse sentir cada célula de seu corpo.

O ritual é polêmico e muito antigo, e as autoridades já tentaram proibir. Entretanto, por seu uma manifestação religiosa, ela é praticada amplamente até hoje.

daime

Fonte: Santo Daime

Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+