• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


O que aconteceria se a Terra parasse de girar em torno do Sol?

POR Toni Nascimento    EM Ciência e Tecnologia      22/03/19 às 18h23

Muitos dos efeitos mais notórios do Planeta Terra acontecem graças aos dois movimentos do globo: rotação e translação. Eu sei que já pode fazer um tempo desde que você saiu da escola, mas você ainda se recorda do que significa cada um deles? Relembre:

- Rotação: movimento da Terra em torno do seu próprio eixo, como se girasse em torno de si mesma. Esse movimento leva 24 horas para acontecer. Graças a esse movimento, temos o dia e a noite. Além disso, sem ele, o planeta seria estático, tendo sempre apenas "um céu" o tempo inteiro.

- Translação: movimento da Terra em torno do sol, levando 365 dias e seis horas para fazer uma volta completa. Esse movimento é o responsável pelas estações do ano, ou seja, os grandes períodos de cada região da Terra.

Basicamente, só conseguimos viver graças a esses dois movimentos, ou seja, eles são de extrema importância. Ou não? O que aconteceria se o nosso Planeta simplesmente parasse de se movimentar?

Desaceleração da Terra

Se por acaso o Planeta começar a se desacelerar, esse processo provavelmente não aconteceria subitamente, e sim gradativamente. Ou seja, os sintomas também apareceriam muito lentamente e demoraria para percebermos. Por exemplo, a duração dos dias e das noites durariam mais tempo, e logo teríamos cada vez mais tempo na luz e na escuridão. Quando parasse de girar de uma vez por todas, um lado do mundo seria sempre noite, assim como o outro seria sempre dia. Dessa forma, não seria fácil sobreviver em nenhuma das duas partes.

Esse novo sistema não só mataria os seres humanos, como com certeza levaria a uma grande extinção em massa de todo ser vivo que habita o Planeta Terra. Todos os tipos de planta e animais seriam, afetados, assim como a cadeia alimentar, e com uma mudança tão grande e drástica seria muito complicado haver uma adaptação. Até porque não ficaríamos vivos tempo suficiente para sobrevivermos.

Freada brusca

Apesar de uma desaceleração gradativa ser o mais provável se a Terra fosse parar de se movimentar, também poderia acontecer de outra forma. A Terra, em uma chance muito restrita e difícil de acontecer, poderia ter uma parada brusca.

Se a Terra parar de uma vez, de uma hora para a outra, o efeito será mais semelhante a um colapso de um carro. Pensa comigo, um carro está andando a 300 quilômetros por hora, e de repente para de uma vez. O motorista e os passageiros todos são impulsionados para frente.

A Terra se movimenta em torno do sol a 900 quilômetros por hora, agora imagine o que aconteceria se ela parasse de uma hora para outra? Tudo o que está aqui seria impulsionado para frente, com tudo saindo do chão.

Esse desastre seria muito maior do que qualquer terremoto ou furacão que o mundo já viu, uma vez que o impacto ia ser muito mais forte. Teríamos um desastre épico em escala global, que poderia acabar matando todo mundo.

O que você achou dessa hipótese? Ficou com medo? Comenta aqui com a gente e compartilha nas suas redes sociais.  E para você que está pedindo para o mundo parar que você quer descer a muito tempo, aquele abraço.

Próxima Matéria
Toni Nascimento
Nerd, mas principalmente amante do cinema. Mais em @nascimento_toni
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+