• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que aconteceria se todo mundo pulasse ao mesmo tempo?

POR Bruno Dias    EM YouTube      18/02/19 às 19h15

Sabe aquelas dúvidas que todo mundo tem em algum momento da vida? Uma delas, com certeza, foi sobre o que aconteceria se todo mundo da Terra pulasse junto. Pode parecer uma pergunta boba de criança, mas a resposta para ela é muito mais impactante do que pode parecer e até mesmo catastrófica.

Ao todo são 7, 5 bilhões de pessoas do mundo e para vermos o que aconteceria se todas essas pessoas pulassem ao mesmo tempo é preciso levar algumas coisas em consideração. A primeira coisa é a velocidade com que a Terra se movimenta no seu próprio eixo, que percorre mais de mil quilômetros por hora, sendo mais preciso, 1675 no total. E é esse movimento que nos faz ter dia e noite. Agora pensando em um exemplo, quanto menor forem as pontas de um spinner, a distância entre o centro e a extremidade, mais rápido ele vai girar. E desse mesmo jeito acontece com um patinador que faz várias piruetas e tem seus braços e pernas o mais próximo do corpo possível.

Se uma pessoa estiver em São Paulo, por exemplo, está em uma velocidade de rotação diferente da de quem está em Porto Alegre. Isso porque a linha do Equador divide o planeta na horizontal, e ela marca o ponto mais próximo do centro da Terra. Daí, quanto mais perto alguém estiver dessa linha, mais rápido será o movimento de rotação e, consequentemente, mais curto será o dia.
O terremoto que aconteceu no Japão há seis anos atrás, fez com que a massa da Terra ficasse mais próxima do seu centro. E com isso, nosso planeta está girando um pouco mais rápido, e desde o dia 11 de março de 2011, todos nossos dias estão 0.0000018 segundos mais curtos.

Mas então, será que as 7 bilhões e 500 milhões de pessoas no mundo conseguiriam fazer um impacto tão grande quanto um terremoto fez com apenas um pulo? O interessante seria se isso acontecesse com todo mundo junto pulando no mesmo lugar, porque segundo a terceira lei de Newton, toda ação tem uma reação.

Ficou curioso pra saber qual reação seria essa e o que aconteceria se esse pulo geral dos habitantes do mundo realmente fosse dado? Assista ao nosso vídeo abaixo e veja o quão poderoso podemos ser se ficarmos todos unidos numa única ação. E se você gostou e tem aquele amigo que sempre teve essa dúvida também, compartilhe com ele.

Próxima Matéria


Matérias selecionadas especialmente para você

Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Fatos + Deezer (Podcast)

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+