O que aconteceria se todo mundo quisesse sacar seu dinheiro do banco?

POR Magno Oliver    EM Ciência e Tecnologia      18/09/15 às 11h31

Ter dinheiro no banco é uma situação que não é muito comum para os brasileiros em tempos de crise e fase de vacas magras e poucas compras. Na hora do aperto, qualquer cidadão acaba recorrendo ao suado dinheirinho que guarda no banco.

E se você utiliza muito o seu cartão de crédito, é bom se ligar nessa matéria. Já mostramos para você, aqui no site da Fatos Desconhecidos, 7 segredos sobre os cartões de crédito que os bancos não contam(Clique aqui e veja a matéria).

E o que aconteceria se todas as pessoas, de repente, resolvessem retirar todo o dinheiro que possuem em suas contas no banco? Já pensou em o que aconteceria?

chamadas-materia-emprestimos-um-milhao-13-jun-2013-1371149406878_615x470

A moeda surgiu como um bem útil que as pessoas já demandavam para realizarem suas compras e satisfazerem suas necessidades. Além de meio para se obter uma mercadoria, ela acabou se tornando um meio útil de troca.A moeda foi atrelada a uma mistura de metal precioso, geralmente o ouro ou a prata em diversos povos do mundo.

Até mesmo sal, conchas marinhas e até vacas já foram usadas como moeda.

midia-indoor-wap-pagamento-agencia-bancaria-dinheiro-bancos-economia-icone-1329246278199_956x500

Se todas as pessoas resolvessem retirar os dinheiros de suas contas, não seria possível saírem com o pagamento em espécie. Os bancos também possuem seus meios de girar o capital e, apesar de cofres enormes e caixas eletrônicos munidos de grandes valores em espécie, só existem 8% das notas em função do patrimônio de toda população.

O restante, os outros 92%, são virtuais e estão em transação a todo momento, sejam nas bolsas de valores, mercados de câmbio e até em empréstimos.

jpl-banco-carregosa-2_1280x640_acf_cropped

O mercado financeiro, trabalha com dinheiro virtual, atualmente. Se todas as pessoas se dirigissem ao banco para retirarem todo o dinheiro que possuem, poderiam quebrar os bancos, como ocorreu na crise econômica iniciada nos Estados Unidos.

Alguns bancos delimitam valores máximos para saques, como o da conta poupança que são de R$ 600,00. Para valores acima disso, é necessário que você vá até uma agência e solicite agendamento para saque de dinheiro.

Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+