Curiosidades

O que aconteceria se você bebesse apenas refrigerante?

0

É possível afirmar com uma razoável certeza que existem muitas pessoas que consomem refrigerante diariamente. Quase 2 bilhões de garrafas de Coca-Cola são vendidas por dia ao redor do mundo. Apesar da frequência do hábito, também sabe-se o quanto ele é prejudicial. Por outro lado, uma dieta saudável e balanceada, pode ser capaz de atenuar danos causados pelos refrigerantes e evitar que o corpo seja atingido.

É claro que isso só irá acontecer em casos em que o refrigerante é consumido moderadamente, sem ser uma parte fundamental da dieta. Do contrário, os danos causados pela excesso da bebida serão percebidos facilmente no corpo e irão afetar, e muito, a saúde do consumidor. Dizem que tudo em excesso faz mal. No caso dos refrigerantes, essa verdade é inegável. O que aconteceria, então, se alguém bebesse apenas refrigerante para se alimentar?

Primeiramente, é importante considerar que a reação dos componentes que formam a grande maioria dos refrigerantes agiria como um copo de ácido despejado em sua boca. As bebidas contam elementos de alta acidez que, ao entrar em contato com os dentes, irá remover os esmaltes que os cobrem. Além disso, a alta taxa de açúcar presente nas bebidas irá atrair as bactérias que formam as placas, causando o surgimento de cáries.

Ganho de peso

Rows of soft drink with white caps

Uma lata de refrigerante, em média, tem 46 gramas de açúcar e, assim que entra em contato com sua língua, irá enviar sinais para o cérebro para que ele queira consumir ainda mais açúcar. Se você substituir o refrigerante pela água na quantidade recomendada – oito copos por dia –, terá um ganho de 5.432 calorias extra diariamente. O consumo é equivalente a comer quase duas pizzas grandes por dia, além de suas refeições normais.

E por falar em pizza, não é à toa que várias pessoas relacionam o consumo de refrigerante ao de comidas em excesso. Alguns estudos apontam que uma pessoa que bebe mais refrigerante tem a maior tendência a querer consumir muito mais calorias em suas refeições. Isso porque, geralmente, não relaciona a bebida ao consumo de calorias adquiridas com a comida e não pensam em diminuir a quantidade delas no prato.

Adoçantes artificiais

2

Para piorar, a maioria dos refrigerantes tem altas doses de adoçantes artificiais, que não são metabolizados pelo corpo de forma eficaz. Diferentes de outros tipos de açúcar, esses ajudam a aumentar a gordura do fígado, o que pode levar a riscos de doenças cardiovasculares e problemas na produção de hormônios como insulina e leptina . Para quem vende os produtos, o efeito é positivo, já que eles são responsáveis por enviar para o corpo sinais de que estamos satisfeitos.

Os adoçantes artificiais também estão ligados ao ganho de peso de outras formas. Experimentos apontam que o consumo de alimentos doces são responsáveis por aumentar o apetite dos consumidores, levando a um consumo maior de açucar e calorias nas refeições. O processo é percebido mesmo quando as bebidas são consumidas em variações light ou diet. Isso porque, ao beber as versões supostamente mais saudáveis, os consumidores sentem que estão consumindo menos calorias e compensam na refeição, igualando ou até mesmo superando as quantidades que estariam ingerindo no caso da opção por bebidas normais.

Saúde

3

A pesquisadora Elissa Epel, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, estudou telômeros. Essas estruturas estão presentes nas extremidades dos cromossomos e têm o comprimento ligado a questões de saúde, como a duração da vida, estresse, problemas cardiovasculares, diabetes e até câncer. O estudo de Epel analisou dados de mais de 5 mil adultos e percebeu que o maior consumo de refrigerantes está ligado ao encurtamento dos telômeros.

Uma mulher que consumia cerca de 2 litros de refrigerante por dia durante 16 anos acabou hospitalizada com graves problemas aos 31 anos. Mesmo sem nenhum histórico de problemas de saúde na família, foi internada com problemas de arritmia e crises de desmaio. Além disso, o alto consumo de açucares e cafeína provocou déficit de potássio no corpo da mulher. Felizmente, após ser internada e tratada, o corpo conseguiu se recuperar de alguns dos problemas e ela foi capaz de retomar a saúde.

Depois dessas informações, será que você está pronto para abandonar o refrigerante ou vai tomar mais um copo enquanto pensa? É claro que os efeitos negativos são observados quando o consumo é excessivo e a longo prazo, mas ainda assim, cada lata ou garrafa que você abre, pode ter forte impacto no seu corpo e sua saúde.

8 atores que não gostaram de beijar seus pares românticos no cinema

Artigo anterior

7 coisas que os homens adoram mas não tem coragem de admitir

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido