O que aconteceria se você cavasse um buraco para sair do outro lado da Terra? Este mapa mostra onde você chegaria

POR Isabela Ferreira    EM Curiosidades      17/08/17 às 19h46

Conhecer o mundo deve ser um sonho de grande parte da população mundial. Imagine só o quanto seria incrível se você pudesse, e também tivesse condições, de passar a vida viajando pelos diversos países de nosso planeta! Conhecer as inúmeras culturas, histórias, povos, regiões, enfim... Ter a oportunidade de viver algo além de seus padrões e costumes comuns.

Tudo isso gera vivência, experiência de vida. A bagagem intelectual que você acumula depois de passar um tempo em contato com pessoas de hábitos, e até com o idioma totalmente diferente do seu, é enorme. Talvez a melhor coisa que podemos fazer enquanto vivemos, é reservar um bom dinheiro e destiná-lo a viagens, sempre que possível... Nas férias, por exemplo. De jeito nenhum fazer isso será gastar dinheiro atoa, é um grande investimento em si mesmo.

Bom, falando em viagens, será que você já pensou onde sairia caso fizesse um buraco em linha reta através da terra? Convenhamos que esta não seria uma viagem nada convencional, e muito menos possível, mas certamente é uma ideia que passa pela cabeça de muita gente por aí. Quem é que nunca considerou essa ideia? É algo realmente maluco de se imaginar, mas quem disse que a criatividade tem limites?

Quando as pessoas falam disso por aqui, em nosso país, na maioria das vezes consideram a possibilidade de acabar chegando em territórios do Japão. Será mesmo que se saíssemos cavando enlouquecidamente um buraco pelo chão, acabaríamos dando de cara com pessoas de olhos puxados? Essa é uma pergunta feita por pessoas do mundo todo, por exemplo, quem mora no Reino Unido acredita que se fizesse uma viagem do tipo, chegaria em território australiano, enquanto os estadunidenses acreditam que chegariam na China e pessoa da África do Sul acreditam que encontrariam o Polo Norte, e assim por diante.

Bem, todas essas suposições se esquecem de um pequeno detalhe: a água. E se enquanto você estivesse cavando, desse de cara com algum mar ou mesmo oceano, e acabasse morrendo afogado? Talvez seja a pior das hipóteses. Enfim, acontece que foi pensando nessas considerações feitas por todo mundo, que uma empresa inteligente desenvolveu o que chamam de Mapa Antipode.

Ele serve justamente para te mostrar onde você chegaria caso cavasse um gigante buraco pela terra, a partir do seu ponto de partida, claro, se fosse corajoso o suficiente para atravessar toda a crosta terrestre, assumindo que morreria antes mesmo de chegar na metade do caminho. Ele é capaz de mostrar que suas teorias de chegar ao Japão podem estar completamente erradas... Talvez dê pra passar por perto, mas não acabaria exatamente em território japonês.

No caso das pessoas do Reino Unido, por exemplo, não acabariam na Austrália e sim no oceano, ao lado da costa sudeste da Nova Zelândia.

Somente a título de curiosidade mesmo, não seria muito seguro fazer essa experiência se você estivesse em algum país da Europa, isso porque, aconteceria algo muito diferente do que simplesmente cair na Austrália. A maioria das pessoas que saíssem de um país europeu teriam o mesmo destino: o oceano. Talvez o único país que é capaz de abrir caminhos para outra terra seja a Espanha, desde que você parta de Madri, ou de regiões próximas.

O mapa também lista as principais cidades que são "antípodas", ou seja, contrárias umas às outras. Se você ficou realmente curioso em saber onde chegaria caso se aventurasse em meio a um buraco na terra, pode dar uma chance ao mapa e simplesmente pesquisar! Basta clicar aqui e fazer suas buscas! Logo no início você notará que existe uma barra de pesquisa, escreva ali o nome do país, ou mesmo de seu estado e descubra onde você iria parar!

E então pessoal, o que acharam? Impressionante, não é mesmo? Não deixe de compartilhar suas ideias com a gente, aí mesmo pelos comentários!

 

Via   IFL Science  
Imagens Pexels
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+