O que é a maior “coisa” existente no Universo?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      17/08/17 às 19h42

Mas qual poderia ser a maior "coisa" do Universo? Bom, alguns poderiam dizer que é o planeta Terra, mas eles não sabem de exatamente nada. Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior "coisa" do Universo e que é observável.

Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro. As explosões de raios gama (GRB) são os eventos mais luminosos do Universo, soltando tanta energia em poucos segundos quanto o Sol durante sua vida útil de 10 bilhões de anos. Para os cientistas, as GRB pode ser resultados de estrelas massivas colapsando em buracos negros.

Essas explosões que formam o anel foram encontradas através de uma variedade de observatórios espaciais e terrestres. Elas parecem estar a distâncias similares da Terra, cerca de 7 bilhões de anos-luz, e em um círculo de 360° em todo o céu. Isso mostra que o anel tem mais de 5 bilhões de anos-luz de diâmetro, e de acordo com um dos autores do estudo, Lajos Balazs, do Observatório Kokoly, em Budapeste, na Hungria, existe a possibilidade de 1 em 20.000 das GRB estarem nessa distribuição por acaso.

Modelos astronômicos atuais mostram que a estrutura do cosmos é uniforme em escalas maiores, e esse princípio é apoiado por observações do início do Universo e sua assinatura de micro-ondas. Mas, essa descoberta desafia esse princípio que define um limite teórico de 1,2 bilhões de anos-luz para as maiores estruturas do Universo, pois o anel é quase cinco vezes maior.

O anel poderia ser uma projeção de uma esfera, onde a GRB ocorreram todas dentro de um período de 250 milhões de anos, um tempo curto que se comparado com a idade do Universo. Uma projeção de anel esferoidal iria espelhar as cordas de aglomerados de galáxias que cercam espaços vazios no Universo. Esses vazios e formações da corda são preditos por muitos modelos do cosmos, porém, novamente, o anel é pelo menos dez vezes maior do que os vazios conhecidos.

E aí, tinha ideia de qual era o a maior coisa do Universo? Comente!

Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+