Ciência e Tecnologia

O que é a maior “coisa” existente no Universo?

0

Mas qual poderia ser a maior “coisa” do Universo? Bom, alguns poderiam dizer que é o planeta Terra, mas eles não sabem de exatamente nada. Há algum tempo atrás, uma equipe de astrônomos descobriu algo que pode ser a maior “coisa” do Universo e que é observável.

Se trata de um anel de nove explosões de raios gama, com incríveis cinco bilhões de anos-luz de diâmetro. As explosões de raios gama (GRB) são os eventos mais luminosos do Universo, soltando tanta energia em poucos segundos quanto o Sol durante sua vida útil de 10 bilhões de anos. Para os cientistas, as GRB pode ser resultados de estrelas massivas colapsando em buracos negros.

1 287 600x404, Fatos Desconhecidos

Essas explosões que formam o anel foram encontradas através de uma variedade de observatórios espaciais e terrestres. Elas parecem estar a distâncias similares da Terra, cerca de 7 bilhões de anos-luz, e em um círculo de 360° em todo o céu. Isso mostra que o anel tem mais de 5 bilhões de anos-luz de diâmetro, e de acordo com um dos autores do estudo, Lajos Balazs, do Observatório Kokoly, em Budapeste, na Hungria, existe a possibilidade de 1 em 20.000 das GRB estarem nessa distribuição por acaso.

Modelos astronômicos atuais mostram que a estrutura do cosmos é uniforme em escalas maiores, e esse princípio é apoiado por observações do início do Universo e sua assinatura de micro-ondas. Mas, essa descoberta desafia esse princípio que define um limite teórico de 1,2 bilhões de anos-luz para as maiores estruturas do Universo, pois o anel é quase cinco vezes maior.

2 190 600x300, Fatos Desconhecidos

O anel poderia ser uma projeção de uma esfera, onde a GRB ocorreram todas dentro de um período de 250 milhões de anos, um tempo curto que se comparado com a idade do Universo. Uma projeção de anel esferoidal iria espelhar as cordas de aglomerados de galáxias que cercam espaços vazios no Universo. Esses vazios e formações da corda são preditos por muitos modelos do cosmos, porém, novamente, o anel é pelo menos dez vezes maior do que os vazios conhecidos.

E aí, tinha ideia de qual era o a maior coisa do Universo? Comente!

7 coisas que toda pessoa introvertida pensa e sente mas não demonstra pra ninguém

Matéria anterior

O que aconteceria se você cavasse um buraco para sair do outro lado da Terra? Este mapa mostra onde você chegaria

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos