O que aconteceria se você disparasse uma arma no espaço?

POR Fabiana Souza    EM Ciência e Tecnologia      28/09/15 às 18h22

Todos nós já passamos por aqueles momentos de criar cenários ou hipóteses de diversos gêneros afim de saciar nossa curiosidade. Claro que, nem tudo o que imaginamos é de fato possível, mas isso não impede de buscar respostas para aquele "E se?".

Por isso, se você é desses que tem a imaginação "aflorada" já deve ter feito essa pergunta: "O que aconteceria se você disparasse uma arma no espaço?" Claro que nem tudo o que temos curiosidade de saber é possível descobrir com as "próprias mãos". Por isso fomos atrás disso para você.

Primeira coisa, embora incêndios não podem se propagar no vácuo sem oxigênio do espaço, porém, as armas  podem disparar. Devido a munição moderna das armas é possível desencadear a explosão da pólvora apenas com seu próprio oxidante, sem que seja necessário oxigênio atmosférico.

Segundo a terceira lei de Newton, a força exercida sobre a bala para expulsá-la do cartucho vai vir com potência igual sobre você. Isso vai fazer com que o astronauta seja arremessado para a direção oposta à da bala. Com isso, ambos se moverão infinitamente - literalmente - ou até que sejam barrados por alguma coisa, ou alguma coisa os atinja. Parando o movimento ou apenas mudando-os de direção. Coisa que pode ser evitada utilizando os propulsores das roupas espaciais.

shutterstock_250624096_0

Contudo, se você estiver na órbita de algum planeta quando atirar e isso o fizer manter-se imóvel, se você esperar tempo suficiente, vai ser atingido nas costas pela mesma bala que atirou. Entretanto, se a arma foi disparada próxima à cabeça do astronauta, o corpo dele talvez gire uma vez a cada três minutos.

Arminhas de água

O mesmo aconteceria se fosse usado para o disparo uma arma de brinquedo, da qual sai água. Quando seu gatilho fosse apertado, você seria arremessado para trás com um força quase imperceptível, porém o suficiente para te fazer viajar pelo espaço na direção contrária à água, assim como com a arma de fogo. A água, obviamente, não sairá em forma de jato e sim bolhas ou aderiria a superfície da arma de brinquedo.

Confira o vídeo mostrando o que acontece quando você atira no espaço usando uma arma de brinquedo:

Fabiana Souza
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+