História

O que acontecia no Brasil a exatos 100 anos atrás?

0

Muitas mudanças aconteceram em nosso país com o passar dos anos. As vezes é difícil notar a passagem do tempo, principalmente perceber quanta coisa aconteceu no Brasil. O ano de 2017 já está chegando ao fim e importantes eventos estavam acontecendo em nosso país a exatos 100 anos atrás. Às vezes é bom relembrá-los para entender melhor onde estamos e onde pretendemos estar nos próximos anos.

Alguns marcos muito importantes aconteceram no Brasil em 1917. A maioria das pessoas que viveram naquele período já não estão mais vivas hoje. De acordo com dados do IBGE, a idade média de vida dos brasileiros é de 72,8 anos. Tendo uma alteração de cerca de 8 anos nos diferentes estados que dispomos. O menor índice se encontra em Alagoas com uma média de 67,2 anos, enquanto o maior está no Distrito Federal com 75,6 anos. Mas o que essas pessoas tiveram que enfrentar 100 anos atrás, em 1917? O que estava acontecendo no país naquele ano? Bom, é exatamente disso que iremos falar.

Brasil em 1917

Esse ano representou um marco muito importante para os brasileiros. Em 1917 estava acontecendo a primeira greve geral do país. Isso fez com que muitas coisas começassem a mudar por aqui. Foi isso que possibilitou que as leis trabalhistas se tornassem um pouco melhores e que o seu cumprimento fosse exigido. Essa grande greve foi promovida pelos trabalhadores das indústrias e teve início no estado de São Paulo. Ela partiu para outros lugares como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, não parando por aí. Mas o que causou isso?

É importante que se entenda o contexto em que estavam vivendo os brasileiros naquele ano. O ano de 1917 estava entre os anos em que aconteceu a Primeira Guerra Mundial. Ela começou em 1914 e só teve fim em 1918. Isso fez com que o Brasil não se encontrasse em boas condições na época. Naquele ano, a intensiva exportação de alimentos fez com que tivessem uma diminuição nas ofertas de consumo internas do país. Isso fez com que, consequentemente, os preços dos produtos brasileiros aumentassem. Isso desencadeou vários problemas que antecederam a greve.

Contexto

O Brasil em 1917 não tinha uma legislação geral para proteger os trabalhadores brasileiros e os seus interesses. O que, juntamente com as questões que vinham enfrentando, fez com que os problemas começassem a aparecer.  Os trabalhadores não tinham um aumento salarial condizente com o custo de vida, não trabalhavam em boas condições e tinham jornadas excessivas. Os problemas foram se acumulando até um ponto em que não era mais possível deixar de lado e simplesmente ignorar.

Exigências como o fim do trabalho infantil, um dia fixo de pagamento, a criação de uma associação dos trabalhadores e uma jornada de trabalho menos abusiva foram alguns dos pontos abordados. Apesar de ter sido um sucesso e ter conquistado algumas vitórias, nem todos os seus desejos foram cumpridos. Apesar de parecer horrível ter que lutar por questões como essa, o problema ainda se encontra em alguns lugares do país e do mundo 100 anos depois. Manifestos e greves ainda são feitos com o intuito de melhorar as condições de vida dos trabalhadores. Isso os faz refletir mais uma vez: Quando essa situação irá mudar?

7 famílias famosas que sofreram com maldições terríveis

Artigo anterior

5 melhores aberturas de Naruto Clássico

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido