• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

O que é esse estranho fenômeno que deixa o mar "quadrado"?

POR Lucas Curado    EM Natureza      29/03/18 às 16h45

A natureza, sem sombra de dúvidas, é algo impressionante e que merece nossa admiração. Além do nosso respeito e cuidado, é claro. Muitas vezes nós nos deparamos com fenômenos nada convencionais e ficamos sem entender o que está acontecendo. Já imaginou você ir para uma praia e reparar que o mar está quadriculado? Sim, como se o mar fosse uma grande mesa de xadrez ao longo de uma grande distância. Esse tipo de formação de ondas é algo muito incomum. Por sua beleza e raridade, tem chamado bastante a atenção de diversos turistas franceses do local.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um pouquinho dessa história. Afinal de contas, porque as ondas desse lugar estão fazendo dessas águas um grande tabuleiro de damas? Com certeza não é nada místico ou mágico, mas existe uma ciência bem interessante por trás. Todavia, da mesma forma que esse fenômeno é belo, ele também pode ser perigoso. O que é esse estranho fenômeno que deixa o mar "quadrado"?

O mar quadrado

Na Costa Oeste da França existe uma ilha chamada Ré. A Ilha de Ré, todo o ano, recebe vários turistas. Isso acontece pois é um dos lugares da França que mais recebem sol e possui trechos longos de praias. Por conta disso, essa local se tornou um dos principais pontos turísticos para os moradores ao sul do país. Contudo, existe um fator que anda chamando bastante a atenção dos turistas, além da areia e do sol praiano.

Uma exótica e rara formação de ondas está aparecendo nas águas ao redor dessa lugar. As ondas do mar da ilha estão assumindo uma formação quadriculada que está levando muitas pessoas a pensarem: "Mas afinal de contas, o que é isso?". Na verdade esse tipo de fenômeno, apesar de incomum, não é algo de outro mundo. Ainda sim, consegue criar um efeito visual fantástico e elegante.

Natural, mas estranho

O que acontece quando as ondas de duas frentes meteorológicas se colidem? Bem, nós temos o efeito chamado mar cruzado. Mesmo que se trate de águas calmas e paradas, esse efeito pode acontecer, já que está mais ligado com as direções do vento.  Quando o vento de duas frentes formam esses padrões de ondas, o ângulo das mesmas deve ser muito específico. Ambos os evento meteorológicos devem estar posicionados obliquamente. Dessa forma, quando as duas ondas formadas pelos dois eventos distintos colidirem, elas formarão esses grandes "quadrados marítimos" vistos nas fotos.

Perigos Inesperados

O grande perigo desse tipo de fenômeno são as chamadas "ondas de ressaca". Essas são formadas devido as fortes correntes que podem ser geradas por esse tipo de ondas. Essas ondas são maiores e bem mais "agressivas" para banhistas. Muitos surfistas acabam sendo arrastados pelo mar devido a isso. Muitos deles entram em pânico e acabam sendo engolidos pelas águas enquanto estão sendo levados cada vez mais longe da costa.

E aí, o que achou dessa matéria? Deixe seu cometário e até a próxima!

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+