• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Para a ciência, esse é o jeito mais efetivo para de dizer um 'não'

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      29/03/18 às 16h38

Nem sempre é fácil dizer um 'não'. Em várias situações da vida queremos dizer um grande 'sim', mas para evitar consequências precisamos dizer o não. Um exemplo é na criança das crianças, onde muitas vezes queremos dizer um 'sim', mas para educá-las de forma correta somos obrigados a dizer 'não'.

Quando negamos algo, ficamos como se fossemos pessoas más, e como citamos, em alguns momentos da vida é necessário estabelecer limites e não ceder diante de chantagens emocionais ou mesmo manipulações. Mas como podemos negar algo para uma pessoa de uma maneira efetiva, sem que haja uma brecha para debate? A ciência diz que existe uma maneira e nós mostramos para vocês qual é.

A forma mais efetiva de dizer 'não'

Em todo ambiente de trabalho existe aquela pessoa encarregada de escutar as reclamações e pedidos dos outros funcionários. Existe um termo em inglês para quem desempenha esse papel, que é 'toxic handler'. Não existe uma maneira fácil de fugir de pedidos com potencial para bagunçar a sua rotina. Depois que alguém fica conhecido como uma pessoa que geralmente diz 'sim', fica ainda mais complicado dizer não.

De acordo com um estudo publicado no Journal of Consumer Research, o segredo é escolher as suas palavras com muito cuidado. Especialistas da Faculdade de Boston e da Universidade Houston explicaram que a maneira como fazemos algumas afirmações tem efeitos diferentes. Por exemplo, falar 'eu não como isso' em vez de 'eu não posso comer isso' fez com que participantes de um experimento se sentissem mais psicologicamente preparados para resistir a certos alimentos.

Fazer afirmações firmes dizendo apenas 'não' também funciona em outros cenários. Um exemplo é quando decidimos nos exercitar todos os dias. Em vez de dizer um motivador 'eu não falto às aulas da academia', diga 'não posso faltar às aulas'.

Segundo Mel Robbins, editora da revista Success, isso envolve o espaço para réplica que deixamos quando falamos com incerteza. "Ao falar consigo mesmo ou com outras pessoas, dizer "não posso" sugere que você talvez queira fazer aquilo, mas algo o impede. Essa escolha de palavras demonstra que, em outras circunstâncias, você aceitaria o pedido que foi feito; ao dizer "não vou fazer" no lugar de "não posso", você não abre espaço para debate."

Ou seja, o 'não' deve ser dito com firmeza e com uma entonação que indica que você jamais mudará de ideia.

Próxima Matéria
Mateus Graff
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+