O que fazer se um meteoro cair perto de você na terra?

POR A redação    EM Mistérios & Horror      14/09/15 às 19h56

Você sabe o que é um meteoro? Ele é conhecido como estrela cadente, e é simplesmente um fenômeno astronômico da passagem de um objeto sólido pela atmosfera terrestre, proveniente do espaço. As partículas cósmicas são chamadas meteoroides - quando entram em contato com a atmosfera terrestre, formam um efeito luminoso, que se diferem dependendo da composição química dos meteoros.

E se um meteoro cair perto de você na terra? Será que você tem como escapar? Este caso aconteceu em Bangcoc, na Tailândia. Simplesmente uma bola de fogo caiu do céu. Dá para imaginar? Mas nesse caso o meteorito era pequeno e felizmente não atingiu ninguém.

Você sabia que todos os dias a terra é bombardeada por 100 toneladas de pedras vindas do espaço? Mas não percebemos porque a maioria é menor que um grão de arroz. Mas aí vem a pergunta: e se fosse grande? O que nós faríamos? Confira as 3 opções caso essa pedra gigante chegasse na superfície da terra!

me2Segundo estudos, existem 3 opções: deitar rente ao meio-fio, buscar abrigo próximo a um prédio ou ficar embaixo de uma árvore. E aí, o que você faria? Vale lembrar que o meteoro tem 16 metros de diâmetro e pesa mais que um navio de guerra. Isso mesmo! E a velocidade é nada mais nada menos que 64 mil km/h. A onda de pressão pode devastar tudo a mais de  1000 km/h. Não se esqueça que você só tem uma opção!

Os resultados mostraram que a opção de buscar abrigo próximo a um prédio é um verdadeiro desastre. Com a onda de choque, vai ter estilhaço de vidro por toda a parte, inclusive em cima de você! Por isso, nem pense em se aproximar de um prédio caso um meteoro se aproxime.

E se esconder embaixo de uma árvore? Seria a solução? Na verdade não. Esse caso aconteceu na Rússia em 1908 - o chamado Evento de Tunguska foi uma queda de um objeto celeste que aconteceu em uma região da Sibéria em 30 de junho de 1908. A queda provocou uma grande explosão, devastando uma área de milhares de quilômetros quadrados e sabe quantas árvores caíram? 80 milhões. Isso mesmo! Mais de dois quilômetros quadrados de florestas foram destruídos. Uma área maior do que a cidade do Rio de Janeiro, apagada do mapa. Sobrou uma única opção: deitar rente a um meio-fio. Será?

800px-Road_CurbSim! A melhor opção é deitar em um meio-fio. Mesmo não cobrindo totalmente seu corpo, fique o mais próximo possível do chão. Mas porque isso é o ideal? A diferença de altura entre a rua e a calçada deve proteger você de boa parte do impacto. Mas, dependendo do tamanho do meteoro, não tem saída mesmo. Enquanto isso, se você seguir essas dicas, a chance de escapar ileso é maior.

Vamos torcer para que a ciência encontre soluções mais concretas. Mesmo raros, esses eventos são muito perigosos, e chamaram atenção da comunidade científica, que já começou a pensar em como se defender.

Confira o vídeo

Fonte: G1 

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+