Ciência e Tecnologia

O superfluido que poderia explicar a existência do nosso universo

0

Muito se especula sobre o início do universo, afinal, de que forma tudo ocorreu? Não havia nenhum humano presente para registrar o momento, obviamente. Sendo assim, a humanidade busca há anos a resposta a explicação para como tudo surgiu. Não, isso não descarta o Big Bang.

A grande questão é: o que aconteceu depois do Big Bang? Como uma explosão fez surgir uma centena de planetas, estrelas, galáxias e tudo que há no universo? Tudo bem se você não sabe, na verdade, ninguém sabe. Mas uma descoberta recente pode dar uma luz para a resposta dessa grande questão, que há tanto tempo intriga a humanidade.

Como o universo surgiu?

No início de tudo, não havia nada no mundo. O universo era preenchido com uma matéria homogênea, sem forma e comprimido. No entanto, chegou um momento em que essa estabilidade se tornou instável. A matéria venceu a antimatéria e assim o universo começou a surgir.

Essas instabilidades deram origem a tudo que conhecemos. As nuvens, estrelas, galáxias, até mesmo a mesa, a cadeira e nossa existência foi resultado dessa instabilidade. De um momento em que a antimatéria foi vencida pela matéria. Tudo foi um processo que começou de forma primitiva, até chegar a complexidade que temos.

Superfluido e a existência do universo

Algumas flutuações tem a capacidade de quebrar a simetria, essas flutuações são chamadas de defeitos topológicos. São esses defeitos que podem ter interferindo na quebra de simetria do universo, o que ocasionou o surgimento de tudo o que existe. O afetamento de toda a simetria pode ter influenciado no agrupamento de estrelas e galáxias.

Um experimento envolvendo hélio líquido resfriado espremido em câmaras minúsculas. Eles então induziram uma série de transições no elemento químico, até que ele resultasse em superfluidos diferentes. Essas transições causam a quebra da simetria e defeitos que se espelham aqueles que aconteceram no universo primitivo.

Isso não quer dizer que foi exatamente a transição do hélio que gerou todo o universo. No entanto, isso mostra que foi possível encontrar alguns dos aspectos de como o nosso universo surgiu. Isso quer dizer que estamos um passo mais próximo de conseguir chegar a resposta dessa questão.

Cachorro desaparece e volta com uma companhia bem peculiar

Artigo anterior

Tudo o que já sabemos sobre a participação do Gavião Arqueiro em Vingadores: Ultimato

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido