Mundo Animal

Quem ganharia a briga entre um dingo e um lobo?

0

Olhando de forma rápida é possível perceber que o reino animal é cheio de peculiaridades e mistérios fascinantes. Tanto que, pesquisadores do mundo todo dedicam suas vidas aos estudos dos animais. Mesmo que cada um seja único, com certeza as pessoas já pensaram quem ganharia uma briga se dois animais diferentes fossem colocados juntos.

Uma briga “boa” seria entre esses dois canídeos mais icônicos do mundo. São eles o dingo e o logo. Se esses dois animais fossem colocados para brigar um com o outro quem sairia vencedor?

A primeira coisa a se analisar é qual animal é qual. Até porque, a taxonomia, que é a maneira com que se descreve, nomeia e se classifica a biodiversidade na Terra, ainda é controversa para esses dois animais.

Os dingos são reconhecidos como uma espécie por direito em alguns lugares, mas em outros não. Eles são bem diferentes em tamanho e aparência. Isso varia conforme os lugares que eles vivem, se é em áreas alpinas e florestais da Austrália, desertos ou regiões tropicais.

Já sobre os lobos, existem os norte-americanos, mexicanos, eurasianos, do Himalaia, asiáticos, indianos e tibetanos, vermelhos, africanos dourados, etíopes e até “lobos fantasmas”. Os lobos fantasmas são uma espécie que se reconhece do passado através de informações genéticas. Contudo, eles não existem mais e não se conhece a existência de fósseis.

Ademais, existem “lobos” que não são de fato lobos, como por exemplo o lobo guará, que se parece com uma raposa, e o lobo terrível gigantesco que está extinto.

Então, nessa briga imaginária se imagina o combate acontecendo entre um lobo cinza e um dingo alpino.

Briga

The Conversation

O motivo pelo qual esses animais brigam são os  mais variados, tanto dentro e entre espécies quando elas se sobrepõe. Os lobos e dingos podem entrar em uma briga por conta de companheiros, para conseguir o domínio das matilhas e para estabelecer e manter seus territórios.

Os dois animais são espécies sociais e inteligentes. Além de serem capazes de comportamentos complexos e resolução de problemas. Os lobos cinzentos são o que se chama de hiper carnívoros. Ou seja, se alimentam predominantemente de outros animais, até mesmo, em vários casos, presas grandes, como por exemplo, veados, alces e bisões.

Enquanto isso, os dingos são onívoros, tendo uma dieta ampla e variada. Eles comem de tudo, desde frutas a invertebrados e até mesmo pequenos e grandes vertebrados. Esses animais também vasculham comida e carcaças.

Terreno

Devdiscourse

Um ponto crucial para determinar quem ganharia essa briga seria o terreno onde ela aconteceria. Os dingos e os lobos são capazes de se mover em grandes velocidades por longos períodos de tempo. Principalmente em um campo aberto. Os dois conseguem atingir velocidades entre 50 e 60 quilômetros por hora.

Contudo, os dingos têm uma vantagem em lugares abertos. Por conta do seu tamanho bem menor, maior agilidade e flexibilidade e habilidades de escalada. Geralmente, eles pesam entre 15 e 20 quilos. Enquanto os lobos normalmente pesam entre 30 e 60 quilos, podendo chegar até a 80 quilos.

Nesse ínterim, já se registrou dingos pulando verticalmente dois metros e escalando. Isso faz com que eles sejam parecidos com gatos em vários aspectos. Como resultado, se a briga acontecesse entre vários obstáculos e em um terreno íngreme a vantagem seria dos dingos.

Entretanto, se a briga for em um lugar aberto, os lobos sendo mais pesados, mais altos e maiores ganhariam dos dingos. Além disso, os lobos também têm um quociente de mordida mais pesado de 136 em comparação com os 108 dos dingos.

Matilhas

Istock photo

A última coisa a se considerar nessa briga é se ela aconteceria um animal contra o outro ou então contra bandos. Geralmente, os dingos se encontram sozinhos, em pares ou em pequenos bandos. Contudo, às vezes, eles podem ser encontrados em grupos bem maiores e menos coesos socialmente.

Por outro lado, se encontra os lobos com frequência em grupos de cinco a dez. Mas eles podem ter matilhas bem maiores de até 20 ou mais indivíduos.

De acordo com Lyn Watson, diretora do Centro de Pesquisa e Descoberta Dingo, os animais são canídeos para voar, ao invés de lutar. Esse comportamento é sábio porque os dingos têm um número menor e são menores.

Nesse sentido, Watson continua falando que em seus 30 anos de observações, as fêmeas de dingos são bem mortais.

Portanto, se a briga fosse matilha contra matilha, os lobos seriam bem mais fortes. Mas se um único lobo tivesse o azar de se encontrar com uma matilha de dingos, ele poderia perder.

Fonte: Science Alert

Imagens: The Conversation, Devdiscourse, Istock photo

O surgimento da internet

Matéria anterior

Como arrumar a casa em pouco tempo? Entenda o método

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos