O carro moderno nasceu em 1886 quando Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. Desde então, os carros se modernizaram para atender às novas necessidades dos consumidores e, mesmo que os preços não sejam os melhores, existe um país onde o Porsche 911 é o carro mais vendido. Isso chama atenção por ser um automóvel de uma marca de luxo.
O local onde o Porsche 911 é o carro mais vendido, é o principado de Andorra, uma pequena região independente entre a Espanha e França. O primeiro ponto a saber é o seu preço nessa região. Ele sai por 134 mil euros que é o equivalente a 803 mil reais, o que não é tão diferente do preço visto no modelo de entrada aqui no Brasil que é 868 mil reais.
Entretanto, o que faz com que o Porsche 911 seja o carro mais vendido desse país é uma “maracutaia”. Andorra, com seus pouco mais de 80 mil habitantes, é um paraíso fiscal. Então, pelos impostos mais baratos para os veículos à combustão, as vendas do 911 são impulsionadas. Com isso, vários motoristas compram os carros em Andorra e os levam para a França.
PDKmotors
Toda essa “maracutaia” acontece porque os países da União Europeia adotaram um sistema de taxação sobre a emissão de carbono, com o objetivo de conter os avanços da crise climática. Esse sistema é válido para indústrias, empresas de gás natural, transportadoras e para donos de carros de passeio. Contudo, em Andorra a situação é diferente, as tarifas são menores e isso faz com que o 911 seja mais atrativo.
Tanto é verdade que, no ranking dos carros mais vendidos do principado, outros dois modelos da Porsche aparecem no top5. São eles: Cayenne e Macan, ambos SUVs de luxo.
Outra peculiaridade do país onde o Porsche 911 é o carro mais vendido, é a isenção de impostos e isso faz com que ele seja um grande polo para compras. Além de ser, também, o paraíso para contrabandistas de cigarros, afinal, eles custam bem menos do que nos países vizinhos.
Fonte: Autoesporte
Imagens: PDKmotors