Mistérios e Horror

O verdadeiro e trágico final da história de Chapeuzinho Vermelho

0

Desde a nossa infância somos envoltos por contos e histórias que envolvem um mundo de fantasias. Um dos contos mais populares em todos os cantos do mundo, servindo até de inspiração para filmes, é a história de uma menina de capa vermelha que anda pela floresta em direção à casa da avô.

Nem preciso dizer o nome para que você possa identificar de qual história eu me refiro. No momento em que a história é apresentada para as crianças, a torcida para que dê tudo certo ao final é unanimidade. Desejamos que a Chapeuzinho e a vovozinha consigam sair das armadilhas do lobo mal.

Entretanto, você já parou para se perguntar se a história contada é o que realmente aconteceu ou se o final contado foi modificado para não assustar as crianças e ter um final feliz?

Ao longo do tempo, várias versões do conto foram criadas, todavia, na versão contemporânea a mãe de Chapeuzinho pede que a menina leve uma porção de guloseimas para a avó que está doente. Visando a segurança da filha, a mãe orienta a garota para não conversar com estranhos, não dizer aonde está indo, seguir o caminho indicado e não parar até chegar ao destino.

Durante o caminho que a menina tinha que percorrer, ela teria que passar por dentro de um bosque para chegar até a casa da avô. Durante o percurso, Chapeuzinho encontra um lobo que a convence ser uma boa pessoa. Em meio à conversa, o Lobo descobre para onde a menina está indo e como chega até o local.

Chapeuzinho segue o seu percurso e ao chegar, chama pela avó, que não responde. A personagem principal, pensando que a vovó não teria atendido o chamado por estar muito doente e acamada, entra na casa. Segundo esta versão do conto, o lobo teria chegado na casa da avó antes da menina, se vestido com as roupas da idosa e tentado enganar Chapeuzinho, intencionando se alimentar dela. O desfecho da história fala que a avó e a menina foram salvas por um caçador que conseguiu matar o lobo.

O trágico final do conto Chapeuzinho Vermelho

reprodução

Para o historiador norte-americano, Robert Darnton, a história de Chapeuzinho Vermelho teve origem na idade média, no continente europeu, tendo sido criada por camponeses que queriam amedrontar seus filhos, visto que tinham que trabalhar no campo e deixar as crianças sozinhas em casa.

De acordo com o historiador, o fim da história não é feliz como é contado atualmente. No conto, originário da idade média, o desfecho da história tem um fim bem mais trágico para a vovozinha e para a criança. Isto porque, devido ao fato de deixarem os filhos sozinhos, os camponeses inventaram uma verdadeira história de terror para evitar que seus filhos fossem até os perigos existentes nas florestas e bosques.

O fim das personagens vovó e Chapeuzinho, na versão dos camponeses, acontece quando o lobo chega até a casa, tira a vida da avó e prepara um verdadeiro banquete para recepcionar a menina utilizando a carne e o sangue da velhinha. Após o jantar, o lobo mata Chapeuzinho Vermelho e come a sua carne.

Com o passar do tempo, o conto foi passando por adaptações e mudanças mediante ao contexto histórico, valores morais, éticos e culturais prevalecentes à época.

Fonte: História do Mundo

Livros que merecem novas adaptações

Artigo anterior

Por que tantas pessoas têm paralisia do sono?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido